PCPR segue com ações e operações contínuas em combate a crimes no Estado 01/04/2020 - 19:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) tem realizado ações de combate a crimes em todo o Estado. Policiais civis seguem em seus trabalhos para garantir a segurança dos cidadãos, que em grande parte permanecem em suas casas, contribuindo com o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

As investigações dos crimes ocorridos antes do período de prevenção ao novo coronavírus, continuam normalmente.  Assim, também os crimes mais recentes estão sendo investigados.

Operações policiais realizadas a partir do último dia 17 de março, início do período restrições, resultaram no cumprimento de vários mandados de prisão e de busca e apreensão, bem como prisões em flagrante. Essas ações resultam de investigações relacionados à violência contra crianças e adolescentes, violência contra a mulher, tráfico de drogas, homicídios, crimes contra o patrimônio, entre outros.  

A atuação da PCPR também teve como resultado a apreensão de drogas, armas e munições. O que contribui para a manutenção da segurança dos paranaenses, neste momento em que o recomendado é que todos fiquem em suas casas.

Dentre as muitas ações repressivas da PCPR, seguem alguns exemplos.

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Um foragido da Justiça suspeito de tentar matar o próprio filho, de apenas 2 meses de idade, teve seu mandado de prisão cumprido pela PCPR no dia 18 de março deste ano. O homem foi encontrado abrigado em uma igreja, em Mandirituba, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O crime aconteceu no dia 12 dezembro de 2019. Na ocasião o suspeito teria agredido a criança com tapas, socos e pontadas de faca na cabeça, após se desentender com a companheira.  

Na região Norte do Estado, em Londrina, a PCPR cumpriu um mandado de prisão condenatória contra um idoso, no dia 20 de março. O homem é suspeito de ter estuprado sua sobrinha por 12 anos consecutivos. A violência teria iniciado quando a garota tinha apenas 5 anos e o caso veio à tona quando a vítima completou 17 anos. Ela teria relatado o fato para a sua professora de ballet.  

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A PCPR trata com atenção todos os casos relacionados à violência contra a mulher. Mandados de prisão por feminicídio, descumprimento de medida protetiva e violência doméstica estão sendo rigorosamente cumpridos.

Um dos exemplos dessas ações é o cumprimento de mandado de prisão, no dia 25 de março, contra o segundo envolvido no feminicídio que teve como vítima Joseane Aparecida da Silva, de 44 anos. A mulher foi encontrada morta em São José dos Pinhais, na RMC, no último dia 16.  

Em Toledo, no Oeste do Paraná, um homem foi preso em flagrante logo após ter agredido a sua companheira – com quem se relacionava há aproximadamente 10 meses. O suspeito foi preso em seu local de trabalho, no bairro Jardim Porto Alegre, no dia 18 de março.

Também em Toledo, a PCPR prendeu em flagrante um homem suspeito de estuprar a ex-namorada, de 43 anos, no dia 17 de março. Além do flagrante, contra ele havia um mandado de prisão em aberto em razão de um outro crime de estupro, que teve como vítima uma mulher de 52 anos.

TRÁFICO DE DROGAS E ARMAS

A PCPR também continua atuando de maneira intensa no combate ao tráfico de drogas, armas e munições no Estado. A realização de investigações aprofundadas permite resultados expressivos.

No dia 19 de março, a PCPR apreendeu 47 quilos de maconha no estado do Mato Grosso do Sul. Criminosos teriam ido até o estado vizinho para buscar a droga que seria distribuida no Paraná. Na ocasião, dois homens foram presos em flagrante.  

Em Cascavel, no Oeste do Estado, a PCPR apreendeu 320 munições durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a suspeitos de tráfico de drogas. A ação aconteceu no dia 27 de março.

A utilização, tática e operacional, de helicópteros e drones para mapear as ações terrestres e o apoio de cães farejadores ajudam a evitar que objetos do tráfico cheguem a seus destinos. Isto consequentemente diminui a ocorrência de crimes relacionados, como homicídios, por exemplo.

HOMICÍDIOS

A PCPR realizou, no dia 17 de março, operação de repressão a crimes contra a vida ocorridos no bairro Parolin, em Curitiba. Três homens suspeitos de um triplo homicídio, ocorrido no dia 20 de janeiro deste ano naquele bairro, foram presos em cumprimento a mandados de prisão temporária.

No último dia 19 de março, a PCPR prendeu um dos envolvidos no homicídio do empresário Jean Carlos Pereira. Ele era proprietário de uma tapeçaria situada no bairro Prado Velho e foi morto a tiros, dentro do seu estabelecimento, no dia 10 de fevereiro deste ano.  

Outros homicídios ocorridos no Interior do Estado e Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também estão sendo apurados e resultaram em prisões nos últimos 15 dias. Entre estas, a prisão de dois jovens, suspeitos de assassinarem um adolescente de 17 anos, em Mariluz, região Noroeste do Paraná, no dia 15 de fevereiro. A prisão aconteceu no dia 19 deste mês, naquele município. O crime teria sido motivado por disputa de ponto de tráfico de drogas na cidade.

A PCPR prendeu em flagrante o suspeito de um homicídio ainda no local do crime, no último dia 25, em Colombo, município da RMC. Jhordan Ladislau da Silva, 26 anos, foi morto a tiros no bairro Eucaliptos.  A motivação seria uma dívida que a vítima teria com traficantes locais.

A ação rápida da PCPR resulta em prisões em flagrante por todo o Estado.

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO

Em Curitiba, a PCPR prendeu em flagrante duas mulheres por aplicar golpe de venda fraudulenta de imóveis, na segunda-feira (30). Segundo as investigações, elas fazem parte de uma associação criminosa que já teria lucrado mais de R$ 1 milhão com os golpes. As suspeitas foram presas tentando realizar a prática criminosa, em um cartório no Centro da cidade.

Outro flagrante realizado durante esse período, resultou na prisão de um homem, de 48 anos. O rapaz foi flagrado no sábado (21) saindo de uma agência bancária, no bairro Bigorrilho, também na capital paranaense, após ludibriar correntistas que tentavam fazer saques em terminais eletrônicos.

De acordo com as investigações, o homem pertencia a um grupo criminoso suspeito de instalar um dispositivo no caixa eletrônico para travar o cartão bancário da vítima. Com o golpe, a vítima acabava informando dados bancários e senhas aos criminosos.   O indivíduo foi preso e a PCPR realiza investigações para identificar os demais envolvidos com a prática criminosa. 

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Neste período houve a conclusão de diversos Inquéritos Policiais de graves crimes, entre eles o da morte da universitária Carolina Beatriz Olímpio, de 19 anos, ocorrida no dia 12 de março deste ano. A jovem foi vítima de atropelamento. Os suspeitos estariam apostando uma corrido sem nenhuma autorização. Ambos foram indiciados por homicídio com dolo eventual.

A PCPR reforça que suas ações de polícia judiciária seguem fortes. Os policiais civis continuam combatendo a criminalidade, para que os cidadãos continuem seguros em suas casas, protegendo-se contra a pandemia do novo coronavírus.

GALERIA DE IMAGENS