Trabalho integrado das polícias reduz crimes contra o patrimônio 06/12/2019 - 16:20

O trabalho conjunto das forças policiais do Paraná resultou na redução dos principais índices de criminalidade do Estado nos nove primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O índice de crimes contra o patrimônio reduziu em 7,2%. Todas as Áreas Integradas de Segurança Pública - como o Estado é dividido para análise estatística - registraram queda no índice de roubos, totalizando uma redução de 19,2%. Com relação a furtos, a redução foi de 10,3%.

Em números absolutos, foram registrados 32 roubos a menos por dia em todo o Estado: de janeiro a setembro de 2018 foram 46.255 ocorrências e no mesmo período deste ano foram 37.335. A queda foi ainda mais expressiva em relação a furtos: 49 a menos por dia (129.917 no ano passado contra 116.419 neste ano).

O secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho, destaca a redução no número destes crimes como resultado do trabalho integrado das forças policiais. “Planejamento estratégico, inteligência, boas práticas e integração, como eu sempre digo, são os quatro pilares da segurança pública do Paraná. Somente assim conseguiremos alcançar, cada vez mais, melhores índices de redução da criminalidade”, afirmou.
Além disso, para o secretário, a redução é também resultado da forma com que as polícias estão atuando. “A Polícia Militar está o tempo todo fazendo a prevenção e o policiamento ostensivo nas ruas. Já a Polícia Civil passou a solucionar mais casos, tendo em vista que a transferência de presos das delegacias para o Depen está permitindo que os policiais foquem mais na investigação”, explica Marinho.

“Temos também o reforço da Polícia Científica, que tem ajudado muito com as perícias e identificação de suspeitos de forma mais rápida. Com isso tudo, o trabalho está mais eficiente e eficaz”, completou.
ROUBOS - O crime de roubo apresentou redução em todas as modalidades do relatório no Paraná: veículo (-27%), ambiente público (-16%), residência (-27,6%) e comércio (-25,7%).

Curitiba apontou uma queda de 21% nos roubos. Foram 4.103 registros a menos durante o período, o que resultou em menos 15 casos de roubo por dia na Capital. Na 2ª AISP de São José dos Pinhais, que engloba 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, a redução foi de cinco casos a menos por dia, um total de 1.578 roubos a menos durante o período.

A 10ª Área Integrada de Francisco Beltrão, que também abrange outros 25 municípios da região Sudoeste, foi a que teve maior percentual de redução dos roubos de todo o Estado. A queda foi de 39% - em números absolutos, 98 casos.

“Isso é fruto das investigações que a Polícia Civil intensificou em todo o Estado contra quadrilhas, furtos e roubos. Pretendemos tirar de circulação ainda mais marginais especializados nessas áreas. Estamos focando para chegar ao menor índice de todos os crimes”, afirmou o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat.

FURTOS – Também houve queda em todas as categorias de furtos no Estado: veículo (menos 8,8%), ambiente público (9,7%), residência (11,6%) e comércio (4%). Curitiba também apresentou queda no número deste crime: de janeiro a setembro de 2019 houve 18 casos de furtos a menos por dia em Curitiba - em números absolutos, 4.952 ocorrências, uma queda de 15%.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, ressaltou que as reduções resultam de operações bem planejadas e bem executadas. “Temos uma inteligência policial que aponta quem está perpetuando no crime de furto e roubo, onde e como. A partir disso, fazemos o policiamento em todo o Paraná, desde o planejamento primoroso, produção de inteligência policial e análise da estatística, até a aplicação do policiamento ostensivo”, ressaltou.

A 9ª AISP de Pato Branco, responsável por 16 municípios da região Sudoeste, foi a área que mais reduziu crimes nesta modalidade. A queda no número de furtos foi de 23,8%.

“Nossa estratégia é fazer o policiamento, acompanhar o movimento da população”, diz o comandante-geral da PM. Ele explica que o cidadão geralmente sai de casa no bairro, vai para o centro da cidade, trabalha o dia todo e retorna. As viaturas o acompanham, cedo no bairro. Depois, no centro da cidade, patrulha o comércio e, no final da tarde e início da noite, retorna para o bairro, para acompanhar o cidadão e fazer o patrulhamento. “É nesse momento que reduzimos o furto e o roubo”, conclui o coronel Matos.