PCPR digitaliza todos os inquéritos de crimes contra a vida em Curitiba 23/06/2020 - 11:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu a digitalização de cerca de quatro mil inquéritos policiais (IPs) antigos, relacionados a crimes contra a vida ocorridos em Curitiba. O trabalho marca a conclusão da primeira fase da força-tarefa com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, na última sexta-feira (19). O trabalhou iniciou em 10 de outubro do ano passado.

Os 4.003 inquéritos policiais físicos convertidos ainda tramitam entre as unidades da PCPR, promotorias e fóruns criminais. Com o resultado, não há mais nenhum inquérito em papel na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCPR, que compreende as quatro Delegacias de Homicídios de Curitiba, a Delegacia de Homicídios de Maior Complexidade, a Delegacia de Proteção à Pessoa e a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde.

ONLINE- Desde o dia 26 de agosto do ano passado, 100% dos novos procedimentos iniciados na PCPR são exclusivamente eletrônicos. O trabalho da força-tarefa se concentra apenas nos inquéritos em andamento e abertos antes dessa data.

Com a inserção dos IPs antigos no Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná (Projudi), toda e qualquer movimentação começa a ser feita de forma remota, evitando traslados de documentos físicos.

PRÓXIMA FASE- Com a finalização do projeto-piloto, a força-tarefa iniciará a segunda fase na quarta-feira (24) quando chegam os cerca de 250 inquéritos antigos da unidade da Capital, da Divisão Estadual de Combate à Corrupção.  

Paralelamente, a equipe responsável pela digitalização dos IPs em Curitiba fornece as orientações e parâmetros técnicos para que as unidades da PCPR no interior iniciem o trabalho. Outras forças-tarefas, junto com o TJ e MP, deverão ser montadas em breve com o objetivo de digitalizar todo o acervo físico.

 

GALERIA DE IMAGENS