PCPR realiza ação de conscientização sobre violência contra mulheres, crianças e adolescentes 14/01/2021 - 14:35

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou uma ação de conscientização e prevenção em combate à violência contra mulheres, crianças e adolescentes, no Litoral do Estado. A campanha iniciou nesta quinta-feira (14) e incentiva vítimas, testemunhas e familiares a denunciarem esses tipos de crimes.  
 
Essa é mais uma das ações da PCPR realizadas durante o Verão Consciente em todas as praias do Litoral, que será posteriormente estendida para todo o Paraná. Estão sendo distribuídos cartazes com informações sobre o que é violência doméstica e familiar, estimulando denúncias.  
 
A campanha também alerta condomínios que, conforme a Lei Estadual 20.145/2020, são obrigados a denunciar esse tipo de violência, sob pena de multa. A Lei Maria da Penha define cinco formas de violência doméstica e familiar: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.  
 
A PCPR alerta que a principal causa de feminicídio no Brasil é a violência doméstica. A denúncia de parentes, conhecidos e vizinhos pode fazer toda diferença e evitar esse tipo de crime. Toda sociedade é responsável pelas mulheres em situação de violência.  
 
CRIANÇAS – A campanha também visa combater a violência contra crianças e adolescentes. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, além da agressão física, verbal, psicológica e sexual, devem ser observados barulhos incomuns na residência, a aparência física e emocional da criança ou adolescente e quaisquer outros tipos de abuso.  
 
O objetivo é sensibilizar e empoderar a sociedade para que denunciem todo e qualquer tipo de violência infantil.
 
As denúncias podem  ser feitas pelo portal da PCPR na Internet (www.policiacivil.pr.gov.br), pelo telefone 180, no caso de violência doméstica e familiar, e no disque denúncia 181, quando for violência infantil.

GALERIA DE IMAGENS