Coronavírus - orientações à população

 

 

 

FIQUE EM CASA
 

 

 

Evite aglomerações

As delegacias e postos de identificação muitas vezes são pontos de aglomeração de pessoas, isso pode aumentar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

 

Medidas preventivas

Para proteger a saúde de todos, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) adotou medidas que visam conter a transmissão do novo coronavírus, mas que ao mesmo tempo não prejudicam os serviços de polícia judiciária.

 

 

 

Como está o atendimento nas unidades?

 

O atendimento presencial em unidades da PCPR foi adequado, a fim de evitar aglomeração de pessoas.

 

Registro de Boletim de Ocorrência

São registrados de forma presencial, Boletins de Ocorrência de crimes graves e urgentes como:

  • homicídio
  • feminicídio
  • latrocínio
  • violência doméstica
  • violência contra crianças e adolescentes
  • estupro
  • sequestro e cárcere privado
  • roubo de veículos e carga

 


ATENÇÃO!

Boletins de Ocorrência de outros tipos de crimes podem ser registrados pela internet, sem que você tenha de sair de casa.

 Confira aqui!


 

Flagrantes

Também serão lavrados autos prisão em flagrante, bem como atendidos casos em que possa ocorrer o perecimento da prova, demandando imediata intervenção policial. 

 

Carteiras de Identidade

O atendimento para emissão e entrega de Carteiras de Identidade está suspenso.

 

Alvarás

Os alvarás do Fundo Estadual de Segurança Pública emitidos pela PCPR, com vencimento a partir de 16 de março de 2020, ficam automaticamente prorrogados por 30 dias. Porém, isto não isenta o usuário do pagamento da taxa devida, devendo obter a guia de recolhimento pela internet.

Informações sobre o serviço

Os processos em trâmite para concessão de alvarás sobre produtos e atividades controladas pela Delegacia de Explosivos, Armas e Munições serão considerados “alvarás provisórios” a título precário, até o retorno do atendimento normal.   

 

Visitas a detentos

Com o objetivo de proteger detentos, seus familiares e servidores de unidades carcerárias administradas pela PCPR, as visitas ficarão temporariamente suspensas. Nesse período, apenas advogados poderão visitar os presos. Durante a suspensão das visitas, não serão recebidos alimentos e outros produtos trazidos por familiares e terceiros.

 

 

 

Está com dúvidas?

Não se arrisque!

Ligue para a delegacia da PCPR mais próxima e informe-se sobre o seu caso.

Evite sair de casa sem necessidade.

Confira o telefone da delegacia

 

 

 

 

 

Conheça os serviços online da PCPR

A PCPR está atenta aos esforços de contenção da propagação do novo coronavírus. Para isso utiliza tecnologia e informação para resguardar cidadãos e servidores.

 

Boletins de Ocorrência

O cidadão pode ser registrar seu Boletim de Ocorrência pela internet, sem ter de comparecer a uma Delegacia da PCPR, nos seguintes casos:

Crimes onde algum bem material é subtraído da vítima sem que haja violência ou grave ameaça.

Registre um Furto

Familiares podem registrar o desaparecimento de pessoa maior de 12 anos de idade, assim que verificarem o ocorrido. Não é necessário esperar 24 horas. Importante ter ao menos uma fotografia digital recente do desaparecido, que será anexada durante a confecção do Boletim de Ocorrência. Imediatamente a pessoa é incluída no sistema de pessoas desaparecidas e iniciadas as buscas.

Registre um Desaparecimento

O cidadão pode registrar o extravio ou perda de documentos pessoais, documentos do veículo, eletrônicos, financeiros, entre outros. Também podem ser confeccionados Boletins de Ocorrência de extravio / perda de placa de veículo, desde que a pessoa a registrar seja a proprietária do automóvel.

 

 

 

Registro de furto

 

 

alvaras

Alvarás e taxas

 

O cidadão pode verificar informações sobre os alvarás expedidos pela PCPR, com a possibilidade de consultar os valores e gerar guias para pagamento.

Expedição de alvarás do Fundo Estadual de Segurança Pública emitidos pela PCPR.

ACESSE FUNESP - GERAL

Expedição de alvarás para empresas de ramos relacionados a veículos automotores.

ACESSE FUNESP - VEÍCULOS

Expedição de alvarás para produtos controlados, certificados de vistoria, blindagem de veículos, mapas trimestrais e estandes de tiros.

ACESSE - DEAM

 

Solicitar Atestados

O cidadão pode solicitar vários tipos de atestados de maneira totalmente online. Além disso, é possível verificar os custos, verificar se está pronto e imprimir. Pessoas, empresas ou órgãos a que atestados tenham sido apresentados podem confirmar a autenticidade destes, também pela internet. Estes são os tipos de atestados fornecidos no portal da PCPR:

Demonstra a existência ou não de anotações criminais contra uma pessoa no estado do Paraná.

Solicitar Antecedentes Criminais

Destina-se à obtenção de informações do cadastro de identificação civil do estado do Paraná.

Solicitar Cadastro Positivo

Destina-se às pessoas que necessitem fazer prova de sua profissão à época em que foi emitida a primeira via da Carteira de Identidade no estado do Paraná.

Solicitar Atestado de Profissão

 

 

 

Solicitar atestados

 

 

Dicas de prevenção

 

 

Tenha acesso a mais informações em coronavirus.pr.gov.br.