Policia Civil

16/04/2018

Novos delegados iniciam curso de formação na Escola de Polícia

Vinte novos delegados (recém-empossados) iniciaram o curso de formação com pós-graduação em Gestão em Segurança Pública, nesta segunda-feira (16/04), com uma aula inaugural ministrada pelo consultor legislativo da Câmara dos Deputados, professor Wlamir Motta Campos, na Escola Superior de Polícia Civil.

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Julio Reis e o delegado-geral da Polícia Civil, Naylor Robert de Lima participaram da cerimônia de abertura. O tema da palestra foi Defesa Nacional e Segurança Pública – Políticas Públicas e Desafios.

Durante o evento o secretário de Segurança Pública falou sobre a especialização dos novos contratados. “A capacitação dos servidores é muito importante para a carreira policial, pois todos os policiais que estão nas ruas estão capacitados para o trabalho”, falou Reis parabenizando o diretor da escola pela iniciativa.

“Que a gente consiga extrair desses brilhantes profissionais que fizeram um concurso extremamente concorrido, bons avanços para as polícias, porque com policiais capacitados todo mundo ganha”, conclui o secretário.

“É um momento especial para a Polícia Civil que agora conta com mais 20 delegados que fazem parte do quadro geral. Parabéns a todos os novos contratados, pessoas diferenciadas, que passaram por uma prova com cerca de 17 mil inscritos. Que vocês tenham uma ótima jornada na Escola de Polícia”, acrescentou o delegado-geral da Polícia Civil.

O curso terá 776h/aula, entre aulas praticas, teóricas, palestras, além de visitas temáticas às estruturas da administração pública, entre 55 disciplinas abordadas, 20 palestras e seis visitas. Entre as disciplinas estão: atendimento ao público, planejamento operacional, criminologia, abuso de autoridade, inquérito policial, termo circunstanciado, interceptação telefônica, técnicas de investigação, armamento não letal, uso de arma de fogo, entre outras.

O diretor da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), Sebastião Ramos dos Santos Neto, afirma que o curso de formação, tem um grande diferencial, pois não se restringe apenas em um curso técnico, mas sim em especialização e gestão de segurança pública com ênfase na formação do delegado de polícia. “É algo novo, acredito que somos a primeira academia que proporcionará um curso no qual o delegado sairá como especialista”, ressaltando que “o curso terá duração de aproximadamente três meses e meio. Tudo isso foi idealizado para oferecer um curso bastante objetivo, em que não só a parte teórica, mas também a prática foi leva em consideração. Sejam todos bem-vindos”, finaliza o diretor da ESPC.

Para o novo delegado, Ivo Vourvupulos Viana, a expectativa para iniciar os trabalhos é grande. “A expectativa é a mais positiva possível, agora é dar inicio ao curso de formação para colher as melhores informações possíveis e os melhores ensinamentos para posteriormente por em prática e auxiliar os demais colegas que já estão na ativa”, fala Viana.

Também participaram da solenidade de abertura o corregedor-geral da Polícia Civil, Jairo Amodio Estorilio; o coronel Mauro Celso Monteiro, comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, também representando a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Rocha; o deputado estadual, Rubens Recalcatti; entre outros delegados divisionais e familiares.