Policia Civil

30/12/2018

Operação Verão: Polícia Civil realiza ação educativa nas praias do Paraná

Equipes do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) iniciaram nesta sexta-feira (28/12) uma ação educativa no litoral do Estado com o objetivo de orientar os pais em crimes relacionados a abuso sexual contra crianças e adolescentes.

De acordo com a coordenação da Polícia Civil, as ações acontecerão nos finais de semana durante a temporada de verão. Na ocasião, serão distribuídos milhares de panfletos com orientações educativas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

“Nosso objetivo é prevenir qualquer abusa contra criança e adolescente. As equipes estão distribuindo panfletos educativos nas principais praias do Paraná com várias orientações”, disse o coordenador da Operação Verão Polícia Civil, Miguel Stadler.

O Nucria é uma unidade policial especializada na investigação de crimes praticados por maiores de 18 anos contra crianças e adolescentes. Os crimes mais frequentes registrados na especializada são: maus-tratos, lesão corporal (violência domestica) e abuso sexual.

Está ação traz informações importantes para os pais evitarem que seus filhos sejam atingidos de alguma maneira. “Vale orientar os pequenos a não aceitar presentes, nem se relacionar com pessoas estranhas, bem como não permitir que eles tenham acesso a casa de pessoas com pouco relacionamento. O dialogo é sempre a melhor opção com as crianças, não empregue violência”, lembrou Stadler.

Sinais que podem indicar vítimas de abuso sexual:

- Mudança de comportamento, agressividade e apatia;
- Sinais de ansiedade, como insônia, pesadelo, sonolência diurna;
- Distúrbios do apetite, tiques, gagueiras ou manias;
- Isolamento, dificuldade de concentração e de aprendizagem;
- Tristeza excessiva, depressão;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Medo de adultos, especialmente de determinado sexo;
- Atitudes e comportamentos sexual adiantado para a idade;
- Sinais de erotização precoce;
- Dor, inchaço ou sangramento na área genital;
- Aborto
- Gravidez

Se seu filho tiver alguma sintoma acima procure o Nucria para o procedimento adequado (41) 3270 3370.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.