Policia Civil

14/08/2019

PCPR abre inscrições para curso de APH em combate

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está com inscrições abertas para o curso de atendimento pré-hospitalar em combate até sexta-feira (16). O curso de 24 horas será ministrado na Escola Superior de Polícia Civil, nos dias 22 e 23 de agosto, em Curitiba. O objetivo é instruir os agentes para responder de forma rápida e eficiente em caso de incidentes envolvendo os profissionais da segurança em missões.

O policial civil, Sérgio Maniglia, que é médico, explica que o curso vai além da medicina de urgência. Diferente de um atendimento de acidente de carro, por exemplo, a prestação de socorro em missões policiais envolvem mais riscos e possuem protocolos específicos. “Vamos ensinar os policiais a atuarem caso ele ou o colega seja baleado em uma missão, desde o primeiro atendimento a ser prestado à vítima até o transporte para o hospital de referência. O foco é aumentar a sobrevida do policial”, disse.

Maniglia diz que o curso permitirá que o policial tome as decisões certas em situações de emergência. A retirada rápida do policial ferido do local da missão faz parte do treinamento.

Os primeiros protocolos de atendimento pré-hospitalar em combate surgiram em 1996 no mundo. A PCPR é referência no Brasil na formação de policiais nesse tipo de atendimento. Há cerca de 10 anos cursos e pós-graduação na área vem sendo ministrados aos servidores.

As inscrições para policiais civis devem ser realizadas no site da escola. As inscrições para agentes de segurança pública e da área da saúde de outras instituições já estão fechadas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.