Carteira de Identidade

imagem da frente do RG

O que é

O Registro Geral (RG), documento conhecido como Carteira de Identidade, tem validade em todo o país e serve para confirmar a identidade.

 

Como solicitar

  • No sistema de agendamento do Instituto de Identificação, informe a cidade em que deseja fazer o documento;
  • Escolha a data e o horário;
  • Informe os dados solicitados.

https://www.policiacivil.pr.gov.br/Servicos

Na data agendada, compareça ao posto selecionado com os documentos (originais) exigidos. É necessário chegar 15 minutos antes do horário marcado.

Atenção! Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com deficiência têm prioridade no atendimento e não precisam agendar atendimento, de acordo com os termos da Lei Federal 10.048/2000.

 

2ª via fácil muito mais novidades

Com a 2ª via FÁCIL agora você pode:

  • Alterar a foto;

  • Alterar dados biográficos;

  • Alterar a assinatura;

  • Apenas fazer a reimpressão

É POSSÍVEL FAZER A SOLICITAÇÃO UTILIZANDO: CELULAR TABLET COMPUTADOR não precisa agendar

Solicitação da 2ª Via Fácil 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ampliou o serviço da 2ª Via Fácil do Registro Geral (RG). O novo sistema, permite ao cidadão alterar fotografia, assinatura e dados biográficos do documento, tais como nome, sobrenome e filiação, de forma totalmente online.

Para solicitar a emissão da 2ª via fácil a população poderá utilizar o aparelho celular, tablet ou computador.

Os documentos a serem anexados deverão estar no formato .pdf ou .jpeg com tamanho máximo de cinco megabytes. Já a fotografia deverá ser encaminhada em formado .jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. O serviço é intuitivo e apontará alterações que precisarão ser feitas, caso os arquivos estejam fora do padrão.

A solicitação de uma nova via do RG pode ser feita por pessoas que já possuam o documento no Paraná.

Em alguns casos, a identidade é reimpressa com a foto mais recente armazenada nesses bancos de dados. Em outras situações, é possível escolher se você quer manter a imagem ou atualizar a fotografia, enviando uma nova. Neste caso, é preciso enviar a foto dentro dos padrões estabelecidos para emissão de Documento de Identidade:

mão segurando um celular com a foto do requerente
  1. A foto deve ser nítida, recente e sem data, sem manchas, sem o uso de filtros ou edições;
  2. Tirada em um fundo branco;
  3. Deve haver separação clara entre o fundo e o rosto, sendo possível identificar os detalhes dos olhos, nariz, boca e orelha;
  4. A expressão facial deverá ser bem natural, sem demonstrar qualquer alteração da face, como por exemplo, o sorriso;
  5. Não use adereços como brincos, piercings, colares, óculos, lentes de contato coloridas, tiaras, chapéus, bonés, boinas, faixas, lenços, gorros, capuz, presilhas ou qualquer outro que impeça a identificação;
  6. Cabelos sempre atrás das orelhas e ombros;
  7. Evite roupas brancas ou muito claras - podem interferir na resolução da impressão da foto na Carteira de Identidade;
  8. Fotos sem camisa não serão aceitas.

Veja aqui o manual para a solicitação da 2ª Via Fácil:

 

 

2ª via fácil muito mais novidades imagem de um celular com a tela de solicitação da 2ª via fácil

 

 

QUEM PODE  SOLICITAR A 2ª VIA FÁCIL? O SISTEMA VAI DIZER SE O CADASTRO PODE OU NÃO FAZER A 2ª VIA FÁCIL.  COLOQUE O NÚMERO DO SEU RG  NO SISTEMA E VEJA A FACILIDADE.

 

 

quem pode solicitar a 2ª via fácil? Se você já tem o RG do Paraná; Quem já teve seus dados digitalizados no IIPR ou no Detran/PR, (todas as Carteiras de Identidade com a foto impressa); Quem tiver feito o primeiro RG com mais de 10 anos de idade.

 

 

importante Essa modalidade da  2ª Via Fácil, pela internet, não  permite a isenção  da taxa.

 

 

PASSO A PASSO DE COMO SOLICITAR A 2ª via fácil ATENÇÃO:  Insira o nº do seu  RG com o dígito verificador. SEM PONTOS OU TRAÇOS

 

 

solicitação da 2ª via fácil pode ser feita a Reimpressão  do RG anterior, sem nenhuma  alteração. Atualização  da FOTO, Atualização  da ASSINATURA e dados biográficos do documento, como nome, sobrenome e filiação. Caso queira incluir o número de outros documentos, como o CPF, CNH ou outros, precisa fazer o Agendamento.

 

 

atenção Para fazer a alteração dos  dados biográficos é necessário já ter a foto, as imagens da certidão e assinatura escaneadas ou  fotografadas pelo celular.

 

 

atenção Se for fotografar com seu celular a assinatura e a certidão, coloque a resolução mínima da câmera frontal.

 

 

A certidão deve ter o número de  MATRÍCULA

 

 

A assinatura deve ser feita com caneta preta e em papel branco

 

 

alteração da foto Se clicar na opção de atualizar dados biográficos, automatica-mente terá que atualizar a assinatura.

 

 

alteração da foto Leia atentamente as instruções de como a sua FOTO deve ser produzida. clique no botão "selecionar a foto".

 

 

Procure nas pastas do  seu computador ou no celular a FOTO  produzida dentro dos  padrões necessários

 

 

COMO PRODUZIR A FOTO  DENTRO DOS PADRÕES NECESSÁRIOS Alguém tirando a FOTO para você: 1 – Posicione-se na frente de uma parede branca; 2 – Os cabelos não podem cobrir o rosto nem o pescoço, então devem ser colocados para trás dos ombros e orelhas; imagem de uma pessoa segurando o celular no ângulo de 90 graus para tirar a foto do requerente. Os braços devem ficar esticados e o celular no ângulo de 90 graus. imagem do requerente olhando para a câmera do celular. A lente da câmera deve estar na altura do olho

 

 

 3 – Não use brincos (mesmo bem pequenos), nem acessórios como boné, colar, presilhas, lenços e etc; 4 – Não olhe para baixo, os olhos devem estar na linha de 90 graus; 5 – Deixe a expressão facial neutra e sem sorriso;

 

 

COMO PRODUZIR A FOTO DENTRO DOS PADRÕES NECESSÁRIOS Tirando a FOTO usando a webcam: 1 – Precisa ter uma parede branca atrás de você; 2 – Não use óculos nem acessórios como brincos, boné, colar, presilhas, lenços e etc; 3 - Não olhe para baixo, os olhos devem estar na linha de 90 graus; A lente da câmera deve estar na altura dos olhos. imagem do requerente olhando para a webcam. Posicione-se na frente da câmera a uma distância entre 80 centímetros e 1,10 metros.

 

 

4 – Os cabelos não podem cobrir o rosto nem o pescoço, então devem ser colocados para trás dos ombros e orelhas; 5 – Deixe a expressão facial neutra e sem sorriso;

 

 

COMO PRODUZIR A FOTO  DENTRO DOS PADRÕES NECESSÁRIOS Você mesmo tirando a FOTO: 1 – Posicione-se na frente de uma parede branca; 2 – Os cabelos não podem cobrir o rosto nem o pescoço, então devem ser colocados para trás dos ombros e orelhas; imagem do requerente segurando o celular no ângulo de 90 graus para tirar a foto de si mesmo. Os braços devem ficar esticados e o celular no ângulo de 90 graus. A lente da câmera deve estar na altura dos olhos.

 

 

3 – Não use brincos (mesmo bem pequenos), nem acessórios como boné, colar, presilhas, lenços e etc; 4 - Não olhe para baixo, os olhos devem estar na linha de 90 graus; 5 – Deixe a expressão facial neutra e sem sorriso;

 

 

2ª via fácil 1 – Importante observar o alinhamento do rosto com os ombros, 2 – O Olhar deve estar fixo para frente, na linha de 90 graus; imagem da foto 3 por 4 do requerente. O fundo da  FOTO deve ser  totalmente  branco. Exatamente  como está na  foto ao lado. Deve ser feito o  enquadramento da  FOTO no padrão 3 por 4  (OFICIAL PARA  DOCUMENTOS).

 

 

3 – A foto será analisada pelo setor responsável do IIPR, se for aprovada é só esperar o SMS confirmando, se fizer tudo certo, a sua FOTO será aprovada o mais breve possível.

 

 

Verifique se  NÃO HÁ  legenda na  sua FOTO. LEGENDA NÃO PODE. NÃO PODE  haver objetos  no fundo da  FOTO. NÃO PODE estar sorrindo na FOTO. NÃO PODE estar olhando  para baixo.

 

 

1 – Se a sua FOTO for aprovada, você receberá o número do protocolo por SMS. 2 – Mas se for reprovada, receberá um SMS explicando o motivo da reprovação, assim poderá refazer a FOTO dentro dos padrões necessários; 3 – Após a aprovação da FOTO, você terá que entrar no site da Polícia Civil para emitir a GUIA DE PAGAMENTO; 4 – O seu RG só ficará pronto após o pagamento. O prazo para o pagamento é de 1 ano; 5 – A entrega será somente para o titular.

 

 

ALTERAÇÃO DOS DADOS BIOGRÁFICOS. Preencher o NÚMERO DE MATRÍCULA da certidão. Preencher apenas os campos que serão alterados. No botão procurar, achar no computador ou no celular o arquivo da imagem da certidão que será inserida.

 

 

ALTERAÇÃO DA ASSINATURA. No botão enviar foto da assinatura, procurar no computador ou no celular o arquivo da imagem da assinatura que será inserida.

 

 

ALTERAÇÃO DA ASSINATURA. Insira o número de um celular válido para receber o SMS de confirmação da solicitação.

 

 

ALTERAÇÃO DA ASSINATURA. Insira o código  recebido por SMS.

 

 

ALTERAÇÃO DO ENDEREÇO. Preencha seu endereço completo. Escolha o local de retirada do seu RG.

 

 

aparecerá no final a Tela de confirmação do número do pedido. Aguarde o SMS de confirmação.

 

 

imagem de um celular com o sms de confirmação na tela. Quando a solicitação for aprovada, receberá por SMS o número do protocolo.

 

 

Entre no site da Polícia Civil e vá no link imprimir guia de pagamento.

 

 

Digite apenas os números do protocolo, sem pontos ou traços

 

 

Agora é só fazer o pagamento e aguardar o trâmite de impressão do RG.

 

 

www.policiacivil.pr.gov.br SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS icone facebook @institutodeidentificacaodoparana. icone instagram @iipr_oficial. icone youtube Instituto de Identificação do Paraná