Em dois dias PCPR elucida crime de latrocínio no Norte do Estado 29/11/2019 - 21:00

Em dois dias a Polícia Civil do Paraná (PCPR) elucidou um crime de latrocínio, que ocorreu na divisa entre as cidades de Colorado e Paranacity no dia 16 de novembro. O desaparecimento de Hélio Procópio, 49, foi comunicado por familiares à polícia no dia 18 e na noite do dia 19 o crime já estava esclarecido. Dois adolescentes de 17 anos roubaram o veículo da vítima e jogaram Procópio ainda vivo no rio Pirapó.

No dia 15 de novembro, a vítima e amigos foram a um rodeio em Santo Inácio, na região Norte Central do Estado. O grupo chegou ao evento com o veículo da vítima, que às 3h30 do dia 16 decidiu ir embora para casa sozinho. No caminho para o veículo Onix, Procópio encontrou dois adolescentes e concedeu carona.

No trajeto de volta para casa, a dupla anunciou o assalto. Um dos adolescentes retirou o cadarço do tênis e amarrou as mãos da vítima. Em seguida, os adolescentes colocaram a vítima no porta-malas e seguiram viagem em direção à Cianorte, na região Noroeste do Estado. Ao chegarem na divisa entre as cidades de Colorado e Paranacity, os suspeitos pararam o veículo e de cima da ponte jogaram Procópio no rio Pirapó.

INVESTIGAÇÃO – Familiares tomaram conhecimento do desaparecimento de Procópio no dia 18 de novembro ao receberem ligação do Hospital Universitário de Maringá, onde a vítima trabalhava há cerca de 20 anos. Em seguida, os parentes registraram o boletim de ocorrência na Delegacia da PCPR em Santa Fé. Imediatamente, iniciaram-se as investigações.

Documentos de Procópio foram encontrados próximos ao rio Pirapó, o que levantou suspeitas da possibilidade do homem ter sido vítima de algum crime. No dia seguinte (19) os policiais civis
receberam informação de que o veículo Ônix havia sido visto em Cianorte com dois adolescentes. Um dos adolescente foi apreendido nessa cidade.

Já o outro adolescente foi apreendido em flagrante por roubo em Campo Mourão, na região Centro Ocidental do Estado. Ele e mais um suspeito adulto estavam utilizando o veículo da vítima na prática do crime.

Em depoimento, os dois adolescentes confessaram o latrocínio, afirmando terem roubado o celular e o veículo da vítima. Segundo os suspeitos, os dois haviam se conhecido no rodeio e planejaram lá praticar furtos na saída do evento.

Os adolescentes estão internados em unidades de internação de Campo Mourão e de Londrina.

O corpo de Procópio foi localizado no quinto dia de buscas do Corpo de Bombeiros, há 12 quilômetros de distância da ponte em que a vítima foi lançada ao rio.