PCPR deflagra operação Ruptor no Oeste do Estado 25/11/2019 - 15:50

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou a operação Ruptor, na quinta-feira (21), com o objetivo de combater o furto de veículos na região Oeste do Estado. Seis mandados de busca e apreensão e oito de prisão foram cumpridos nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. Vinte e dois policiais civis e oito policiais rodoviários federais participaram da operação.

O trabalho investigativo apurou a existência de três grupos criminosos, que tinham preferência pelo furto de caminhonetes. Um deles é composto por dois moradores de Cascavel e um morador de São Miguel do Iguaçu. Eles costumavam atuar durante a madrugada, utilizando um veículo Fiat/Punto para localizar caminhonetes que estivessem estacionadas em via pública. Depois da busca, o grupo praticava o furto e seguia para o Paraguai, pela BR-277, para vender o bem lá.

Outro grupo criminoso era composto por dois indivíduos, sendo um morador de Foz do Iguaçu e outro de Cascavel. Um dos suspeitos utilizava a própria caminhonete GM/S10 para se deslocar para Cascavel e, juntamente com seu comparsa, furtava caminhonetes. Os delitos eram cometidos geralmente em estacionamentos de mercados, hospitais e igrejas. Depois do furto, os indivíduos trocavam as placas da caminhonete furtada e se deslocavam pela BR-277 para Foz do Iguaçu, onde vendiam o veículo.

O terceiro grupo suspeito é formado por três homens. Além do furto de veículos o trio praticava tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Foi constatado que os três grupos juntos, no período de um mês e meio, furtaram 12 veículos, sendo que 10 foram caminhonetes.


RESULTADO – A operação resultou no esclarecimento de 11 casos de furto de veículos em Cascavel e na prisão de oito homens, com idades entre 20 e 38 anos. O oitavo suspeito foi preso pela Polícia Militar, no sábado (23), no bairro Alto Alegre, em Cascavel. Todos os suspeitos possuem passagem criminal anterior. Eles responderão por associação criminosa e por furto qualificado.

Foram apreendidas uma caminhonete GM/S10 em Foz do Iguaçu, e um Fiat/Punto e um VW/Gol, em Cascavel.

A operação foi batizada de "Ruptor", que em latim significa “chave falsa”. A PCPR, com apoio da PRF, desenvolveu investigação que durou cerca de dois meses para identificar os grupos criminosos que agiam no furto de veículos.

GALERIA DE IMAGENS