PCPR forma primeira turma de pós-graduação em Operações Aéreas do Brasil 22/12/2019 - 16:10

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) formou a primeira turma do Brasil de pós-graduação, em nível de especialização, em Operações Aéreas de Segurança Pública. Oito policiais civis do Paraná concluíram o curso, que teve início no dia 4 de novembro de 2019. A entrega dos certificados aconteceu na manhã de sábado (21) durante a abertura da Operação Verão Maior, em Matinhos.

O curso inédito foi estruturado pelo Grupamento de Operações Aéreas da PCPR em conjunto com a Escola Superior da Polícia Civil. Teve duração de 46 dias com aproximadamente 580 horas de aula. Durante esse período, os policiais foram submetidos a intensos treinamentos práticos específicos de operacionalização das aeronaves, embarque e desembarque em aeronaves de asas rotativas, tiro embarcado, treinamento em água, apneia, flutuação, salvamento, bem como operações em fronteiras, travessias marítimas, rapel e interação com outras unidades de polícia do Brasil.

O curso iniciou com 13 policiais civis, os quais foram aprovados em teste físico que envolveu corrida, barra fixa, flexão de braços, abdominal, natação, tiro, entre outras habilidades. Destes, oito chegaram ao fim especializaram-se em operações aerotáticas.

O delegado e coordenador do Grupamento de Operações Aéreas da PCPR, Renato Coelho, destacou a importância deste curso. “Para nós foi um desafio. O primeiro curso com status de pós-graduação aerotática especializada em Segurança Pública do Brasil. Conseguimos o reconhecimento necessário para que nossos policiais civis fossem graduados com a melhor instrução e condição de operacionalização das unidades aéreas. Hoje posso afirmar que esses policiais estão entre os melhores policiais aerotáticos do país. Prontos para operar com a nossas tripulação”, finaliza.

Participaram da entrega dos brevês o vice-governador Darci Piana, o secretário de segurança pública, Rômulo Marinho, o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, o coordenador da Operação Verão Maior, Gil Rocha Tesserolli, o coordenador do Grupamento de Operações Aéreas da PCPR, Renato Coelho é demais autoridades.