PCPR prende 20 pessoas envolvidas em tráfico de drogas e homicídios na Capital e RMC 12/12/2019 - 10:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR)prendeu 20 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na Capital paranaense e no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, durante operação deflagrante da manhã desta quinta-feira (12). A ação também visou apurar crimes de homicídios motivados por disputa relacionadas ao tráfico. O líder do grupo criminoso coordenava os delitos de dentro do presídio. 

Mais de 150 policiais civis cumpriram 14 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão nas áreas em que a organização criminosa controlada o tráfico e contaram com o apoio de cães da PCPR especializados a busca por drogas, armas e foragidos. Em Curitiba, nos bairros Fazendinha e Santa Quitéria, nas regiões Vila Estrela e Portelinha, respectivamente. Em Fazenda Rio Grande, nos bairros Iguaçu II, Estados e Gralha Azul.

Além dos 14 presos em cumprimento a ordens judicias, três pessoas foram presas em flagrante durante as buscas. Com elas, a PCPR encontrou drogas e armas de fogo. Três veículos, sendo um deles roubado há um mês em Curitiba, também foram apreendidos. Outros três homens que estavam foragidos da Justiça também recapturados e presos pelos policiais civis durante a ação.

De acordo com às investigações, o líder do grupo criminoso, de 27 anos, coordenava o esquema de dentro da Penitenciária Estadual de Piraquara II. Ele cumpre pena por tráfico de drogas, homicídio, roubo e posse ilegal de arma de fogo.

Os demais alvos da ação teriam sido contratados pelo líder da organização criminosa, com o intuito de expandir seu negócio ilegal e abrir novos pontos de distribuição de drogas. Essas pessoas teriam funções de gerentes, vendedores de confiança ou “matadores”. Estes últimos estavam incumbidos de assassinar não somente quem contraía dívidas com o bando, mas quem atrapalhasse de alguma maneira a sua expansão.

Conforme o apurado, integrantes do grupo seriam os responsáveis por cinco homicídios ocorridos neste ano em Curitiba nos bairros Fazendinha, Santa Quitéria e Portão. São eles:

1)  Fabiana Batista De Souza, 35 anos, morta no dia 28 de fevereiro de 2019, no bairro Fazendinha, em Curitiba.

2) Tiago Roberto Teixeira, 31 anos, morto no dia 22 de abril de 2019, no Bairro Santa Quitéria, em Curitiba.

3)   Guilherme Britto Secatto, 25 anos, morto no dia 29 de maio de 2019, no Bairro Portão, em Curitiba.

4) Mateus Baltazar Correia, 22 anos, morto no dia 06 de julho de 2019, no Bairro Santa Quitéria, em Curitiba.

5) Jacqueline Lúcia De Castro, 46 anos, morta no dia 23 de julho de 2019, no Bairro Fazendinha, em Curitiba.

Exceto Jaqueline, que foi morta por engano, por usar um veículo similar a um traficante rival do grupo criminoso, todas as mortes possuem relação com o tráfico de drogas na Capital e RMC.

A operação foi batizada como “Sicários”, em razão do uso elevado da violência pelos integrantes a associação criminosa com o intuito de intimidar grupos rivais e silenciar desafetos.

Todos os detidos na operação permanecem presos à disposição da Justiça.

GALERIA DE IMAGENS