PCPR reforça efetivo no Litoral para a temporada de verão 20/12/2019 - 17:50

A Polícia Civil do Paraná reforça o efetivo da segurança no Litoral para a temporada de verão 2020. Cento e quinze policiais civis participam da primeira fase da operação, que iniciou nesta sexta-feira (20) com uma reunião de trabalho. O reforço atuará nas em seis cidades que recebem grande movimento de turistas durante os meses mais quentes do ano: Pontal do Paraná, Guaratuba, Matinhos, Antonina, Morretes e Paranaguá. A abertura oficial do Verão Maior será no sábado (20).

Além dos 115 policiais civis, equipes do Centro de Operações Policiais Especiais, do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente e do Grupamento de Operações Aéreas se juntam ao reforço.

O coordenador da operação, delegado Gil Rocha Tesserolli, afirma que a instituição está preparada para iniciar mais uma temporada de verão no Litoral e atender à população de todas as cidades da região, sejam moradores ou veranistas. “Essa operação é fundamental pela grande quantidade de veranistas que vem ao nosso Litoral e a Policia Civil tem que garantir a todos um verão seguro. São 115 policiais que trabalharão de forma fixa no reforço mais grupos especiais que irão descer para atender necessidades específicas. É uma estrutura grande de modo a garantir que todos tenham um verão tranquilo aqui no Paraná.”

A delegada do Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes, Ellen Martins, diz que as equipes do núcleo e do Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas executarão atividades preventivas nas Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná no que se refere à proteção infanto-juvenil. “A Polícia Civil estará com equipes do Nucria e do Sicride no Litoral para distribuir folhetos informativos e pulseiras para que os pais coloquem em suas crianças e adolescentes”, disse.

Ellen explica que em locais em que haja grande circulação de pessoas é importante que os adultos reservem atenção especial às crianças e adolescentes. As pulseiras servirão para identificar possíveis vítimas de desaparecimento e de outros crimes.

O delegado de Guaratuba, Leandro Stabile destaca como fundamental o reforço de policiais civis durante esta época do ano, já que os municípios do Litoral recebem acréscimo de até 10 vezes a população local. “Guaratuba com 30 mil habitantes chega a ter 300 mil pessoas entre 20 de dezembro e 6 de janeiro e já registrou mais de 1 milhão de pessoas durante o Reveillon. A operação verão vem pra somar na prestação de serviços garantindo que o acesso à polícia seja preservado a todos os turistas e à população local”, falou.

O delegado do Centro de Operações Policiais Especiais, Rodrigo Brown, também vê como imprescindível a soma das forças de segurança frente à concentração de pessoas nessas pequenas cidades. “Iremos reforçar o efetivo da Polícia Civil em todo o litoral através de operações, investigações e levantamentos de possíveis graves crimes. Com o reforço do efetivo esperamos dar combate aos principais crimes de nossa atribuições e de outros que venham a ocorrer”, considerou.