Atendimento psicossocial gratuito para policiais civis já está disponível em 12 cidades 14/01/2021 - 16:57

Os servidores da Polícia Civil do Paraná (PCPR) já têm acesso gratuito a atendimento psicossocial em 12 cidades do Estado. O agendamento do serviço pode ser feito por e-mail ou pelo telefone do Setor de Qualidade de Vida do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos: 41 3235-6519.  

Os endereços de e-mail de cada Centro Integrado de Atendimento Psicossocial e Sessão de Atendimento Psicossocial estão no final da matéria. O policial deverá buscar a cidade mais próxima de onde está lotado para receber o atendimento, que é presencial.  

A delegada-chefe do Garh, Daniele Serigheli, destaca a importância do cuidado da saúde mental. “É fundamental para o bem estar e qualidade de vida do servidor, e consequentemente tende a melhorar o serviço prestado pela Polícia Civil”, diz. 

Daniela lembra que o serviço está disponível também aos dependentes dos policiais. “Para o policial pode ser difícil reconhecer que precisa de ajuda, mas o programa veio justamente para promover um novo olhar de cuidado para com o servidor”,  complementa. 

A investigadora e psicóloga da PCPR, Jacqueline Machado, explica que o serviço faz parte do Programa Prumos, que é desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná. O programa atende também policiais militares, agentes penitenciários, peritos oficiais, bombeiros militares e os seus dependentes.  

O sigilo profissional é garantido no tratamento, ou seja, as instituições não terão acesso às informações coletadas pelos assistentes sociais e psicólogos. Jacqueline orienta que os policiais civis que estejam com a saúde mental afetada a buscarem o serviço. Os problemas podem estar relacionados a dinheiro, morte, relacionamentos interpessoais, entre outros.   

Para mais informações sobre o programa, o servidor pode acessar a página http://www.seguranca.pr.gov.br/programa-prumos.  

Contatos:

Centro de Atendimento Psicossocial – Curitiba - capcuritiba@sesp.pr.gov.br  

Centro de Atendimento Psicossocial – Londrina - caplondrina@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial – Guarapuava - sapguarapuava@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial - Foz do Iguaçu - sapfoz@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial – Umuarama - sapumuarama@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial - Paranavaí - sapparanavai@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial - Maringá - sapmaringa@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial – Jacarezinho - sapjacarezinho@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial - Ponta Grossa - sappontagrossa@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial - Campo Mourão - sapmourao@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial - Apucarana - sapapucarana@sesp.pr.gov.br  

Sessão Atendimento Psicossocial – Cascavel - sapcascavel@sesp.pr.gov.br