PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para mais de 1,7 mil pessoas na Ilha dos Valadares 23/02/2024 - 10:37

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 1,7 mil pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu do dia 19 a 22 de fevereiro, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, no Litoral do Estado. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

Durante o evento, foram disponibilizados registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e emissão de 1ª e 2ª de carteira de identidade. Na ação, foram confeccionadas 882 carteiras de identidade.

“O PCPR na Comunidade é uma ferramenta extremamente importante para a população, em que a Polícia Civil leva serviços àqueles que mais necessitam. A população da Ilha dos Valadares teve a oportunidade de fazer suas carteiras de identidade, receberam orientações sobre prevenções de crimes, além de atividades recreativas para as crianças. Através desse programa, os policiais realizam um trabalho humanizado, levando segurança pública de qualidade aos cidadãos”, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Além disso, os policiais realizaram pesquisa de percepção de criminalidade e repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

De acordo com o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes, o programa surgiu da necessidade da Polícia Civil levar serviços onde a população mais precisa.

“A realização dessa edição na ilha dos Valadares foi um pedido do secretário Hudson, que estava atento as necessidades da população local”, afirma Goes.

A professora e moradora da Ilha dos Valadares, Michele Vieira, aproveitou a oportunidade para renovar o documento e fazer a 1ª via da filha. Ela conta que a menina sonha em ser policial.

“Essa é uma oportunidade de trazermos os nossos filhos para fazer o documento, além de interagir com os policiais e aprender mais sobre a profissão”, afirma.

A PCPR também disponibilizou atividades lúdicas às crianças e materiais educativos. O objetivo é mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.

“Temos como objetivo também mostrar para a população e para as crianças que o policial está do lado delas. Nos educamos essa criança na questão de segurança. Quando educamos elas, conseguimos construir uma segurança pública de mais qualidade para o futuro. Então, estamos ofertando o serviço aqui e agora, mas também a médio e longo prazo na vida das pessoas”, finaliza o coordenador do programa.

ATENDIMENTO VOLANTE- Durante a ação, os policiais civis também realizaram um atendimento volante para a confecção da carteira de identidade.

Na terça-feira (20), uma equipe de papiloscopistas foi até uma residência para fazer o documento de uma mulher acamada.

O serviço de atendimento volante existe desde 1994 e garante direito aos cidadãos vulneráveis e com restrição de mobilidade, visto que o policial civil se desloca até o endereço indicado para que ele tenha o documento oficial de identidade.

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO - Quem tiver interesse no programa, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).