PCPR participa de Operação Saúde e Paz no Trânsito 02/05/2024 - 20:03

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou e uma ação educativa de trânsito, nesta quinta-feira (2), no bairro Uberaba, em Curitiba. A iniciativa faz parte da Operação Saúde e Paz no Trânsito, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com objetivo de buscar soluções eficazes para reduzir os acidentes de trânsito e aliviar as lotações nos leitos hospitalares.

A operação também visa incentivar a adoção de comportamentos seguros no trânsito, como o respeito às normas de tráfego, o uso correto dos equipamentos de segurança e a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool e outras substâncias antes de dirigir.

“Vamos participar de todas. Além da inclusão em escolas para as práticas educativas de trânsito, onde a criança chega em casa e comenta com seu familiar sobre o que foi repassado no período da palestra para os alunos, isso mostra para as crianças a maneira delas se comportar na condição de pedestre, passageiro e ciclista (como agir diante de uma situação e conhecer sinais de trânsito, por exemplo)”, explicou o secretário Hudson.

Todas as atividades realizadas pelos setores envolvidos buscam por um trânsito mais seguro e sensibilizar os condutores, por meio de uma abordagem acolhedora e humanizada sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros na circulação urbana.

O diretor-geral da Sesa, Cesar Neves, avaliou a medida como estratégica para aliviar a rede hospitalar.

"Essa é uma uma ação extremamente importante, uma vez que ao garantir a prevenção de acidentes, diminuímos também a demanda por leitos hospitalares. E isso é ainda mais relevante quando consideramos a aproximação de períodos mais frios, onde historicamente os hospitais recebem um grande número de pacientes pelas Síndromes Respiratórias Agudas", considerou.

De acordo com o delegado da PCPR Ivonei Oscar, as ações visam diminuir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito.

"De forma preventiva e educativa, estamos participando da operação com objetivo de desafogar os leitos e trazer um trânsito mais seguro, salvando vidas", conclui.

A operação conta com a participação da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Guarda Municipal de Curitiba, e Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Esta ampla coalizão reforça a importância e a seriedade da campanha, que se estenderá pelas principais cidades do Paraná, incluindo Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

AÇÕES EDUCATIVAS – Além de mais fiscalização e punição mais rigorosa aos motoristas infratores, o Governo do Paraná tem atuado fortemente nas ações educativas, tanto das próprias polícias quanto do Detran-PR.

A ação das polícias, com aumento das blitz, de realização de testes do bafômetro e de prisões de motoristas embriagados pode contribuir para reduzir o número de mortes e aumentar o número de pessoas autuadas.

RELATÓRIO – O documento detalhado sobre os homicídios culposos de trânsito está publicado no site da Secretaria da Segurança Pública e pode ser acessado por meio do link “Gestão da Segurança” e clicando, em seguida, em “Estatísticas”.

O objetivo da Operação Saúde e Paz no Trânsito serve para conscientizar os motoristas para não se envolver em acidentes e com o objetivo de desafogar as unidades hospitalares do Paraná com a redução de acidentes.