PCPR orienta veranistas sobre extravio ou perda de documentos no Litoral 15/01/2020 - 15:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) registrou aproximadamente 560 Boletins de Ocorrências (BO) de extravio ou perda de documentos desde o dia 21 de dezembro de 2019, no início da Operação Verão Maior, no Litoral do Estado. Devido ao número de registros, a PCPR orienta os turistas em como proceder em casos extravio ou perda de documentos.

O  delegado da PCPR Gil Rocha Tesserolli orienta os turistas para que não saiam com todos os documentos. “Neste período as pessoas devem evitar sair com todos os documentos juntos, devendo estar munido somente com os documentos necessários, a fim de evitar uma possível perda ou extravio. Ficar sem nenhum documento de identificação acaba causando transtorno aos veranistas” ressalta o delegado.

Ao perceber o extravio do documento, o cidadão deve tentar se lembrar de todo o caminho que fez e os lugares onde esteve naquele dia. Pode ser que encontre o documento, em algum lugar da casa, em estabelecimento comercial ou até mesmo em via pública.

Além disso, é importante que se registre um BO. Isso pode ser feito antes mesmo de se sair para procurar o documento perdido. Caso encontre o documento extraviado deve-se procurar a PCPR para que o BO seja complementado com essa informação.

Há duas maneiras para o cidadão registrar o BO. Pela internet diretamente no novo portal da PCPR ou pessoalmente na delegacia mais próxima. O registro da ocorrência é muito importante e deve ser feita o mais rápido possível, assim que a falta do documento seja notada.

Para realizar o registro online, basta acessar www.policiacivil.pr.gov.br rolar a página até a ferramenta Serviços da PCPR, selecionar a aba Boletins de Ocorrência e clicar na opção Registro de Extravio ou Perda. O cidadão deverá informar seus dados pessoais e relatar os documentos extraviados, além de fazer uma descrição do fato ocorrido.

Se a escolha for por registrar o BO pessoalmente, o cidadão pode encontrar o endereço das delegacias da PCPR também no site da instituição. Na página inicial, há a ferramenta Localize, que exibe um mapa interativo com endereços de todas as delegacias no Paraná.

Com o BO em mãos, deve-se solicitar a segunda via dos documentos extraviados ou perdidos. No caso de Carteira de Identidade o cidadão poderá solicitar a segunda via também na ferramenta Serviços da PCPR. Selecionando a aba Carteira de Identidade e clicando em Agendar 2a Via. Caso a pessoa tenha os dados digitalizados na PCPR ou no Detran todo processo é online. Só terá de ir ao posto de identificação que escolher para retirar a nova via do documento. Se os dados da pessoa não estiverem disponíveis, o sistema automaticamente direciona para que seja agendado um horário em um posto de identificação.

Outros documentos deverão ser solicitados em nos órgãos competentes.

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