Centro de Operações Policiais Especiais - COPE

Dentro da estrutura organizacional da Polícia Civil do Paraná, que é dividido em Direção, Assessoria, Instrumental e Executivo, o Centro de Operações Policiais Especiais - COPE, compõe este último, execução, ou seja, trata-se de um órgão eminentemente operacional.

O COPE. possui três organismos internos, a saber, Subdivisão de Operações, Subdivisão de Comunicações e Grupo de Diligências Especiais.

É da competência do COPE. a organização, orientação, coordenação, supervisão e controle operacional das suas unidades fixas e rádio-móveis e das atividades por eles desenvolvidas na Capital e no interior do Estado, competindo-lhe, especialmente exercer a vigilância ininterrupta e seletiva de locais e elementos suspeitos que possuam antecedentes criminais, visando preservar a ordem e a tranqüilidade pública; realizar operações de natureza especial relacionadas com a segurança interna, nesta compreendida, entre outras, assaltos a estabelecimentos bancários, sequestro de dignitários, segurança física, manifestações grevistas e demais formas atentatórias previstas na legislação especial; outras atividades correlatas.

À Subdivisão de Operações compete a orientação, fiscalização, controle e supervisão dos recursos humanos equipamentos a sua disposição, bem como a coordenação das operações policiais que envolvam as unidades ou serviços do COPE, seja em colaboração a outras unidades da PCPR ou outros órgãos de segurança quando determinado pelo Secretário de Estado da Segurança Pública.

Para a Subdivisão de Comunicações cabe a execução das atividades ligadas à transmissão e recebimento de mensagens, além do controle das unidades fixas e rádio-móveis, bem como outras atividades correlatas.

Ao Grupo de Diligências Especiais cabe a parte de investigação, vigilância diurna e noturna destinada a prevenção dos delitos previstos no Código Penal e legislação penal especial e, a realização de diligências sigilosas e de caráter especial, além de apoio a ações de Delegacias de Polícia bem como outras atividades correlatas.

O COPE. é dirigido por cinco Delegados de Polícia sendo, um Delegado Titular, um Delegado Adjunto, um Delegado Chefe da Subdivisão de Operações, um Delegado Chefe da Subdivisão de Comunicações e um Delegado Chefe do Grupo de Diligências Especiais.

Centro de Operações Policiais Especiais 

Rua Conde São João das Duas Barras, 1274
Vila Hauer - CEP 81670-170 - Curitiba
Telefone: 41 3217-2900  -  Fax: 41 3278-9121
E-mail: cope@pc.pr.gov.br