Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial - TIGRE

A unidade surgiu após uma turma de delegados de polícia do Paraná realizar um curso no Rio de Janeiro, em 1987, ministrado por um dos maiores grupos anti-terror e anti-sequestro da época, Grupo Especial de Operaciones (GEO), uma unidade de elite espanhola. Dentre os delegados, estava Adauto de Abreu Oliveira, que já visava a necessidade da criação de um grupo especial de combate à criminalidade no Paraná.

Criado pelo Decreto número 7397, de 30.10.90, o T.I.G.R.E. veio preencher uma lacuna existente na estrutura policial do Estado do Paraná no que tange à recuperação do refém e nas ações de resgate, quando impossível a solução de um impasse pela negociação. O Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial, composto de três grupos distintos, volta-se às ações específicas em delitos em que haja a figura de refém, tais como seqüestro, roubo, cárcere privado, violação de domicílio, extorsão mediante sequestro.

A equipe de negociação realiza os contatos e conversações com os causadores do evento, transmitindo às demais equipes as informações necessárias.

A equipe de Inteligência e Apoio Técnico realiza as investigações necessárias, mantendo equipamentos e arquivos em condição de dar suporte à unidade, quando da existência de delito.

O grupo de Resgate, composto de equipes treinadas nos mesmos moldes dos grupos internacionais, observa rigoroso e detalhado preparo em tiro instintivo e de precisão, com armas curtas e longas, escalada e rapel, mergulho, primeiros socorros, artes marciais, guerra química, além de manter permanente condicionamento nas técnicas de assalto e infiltração, objetivando perfeição no momento de resgatar uma vítima. Mantendo armamento moderno e eficiente, as equipes componentes do Grupo de Resgate estão aptas ao confronto com qualquer poderosa quadrilha. Toda ação tática é realizada com rapidez e surpresa.

Os fundamentos doutrinários que regem o T.I.G.R.E. são os mesmos de qualquer unidade internacional de resgate de reféns, com origem no conceito "SWAT", de ser uma unidade fundamentada na hierarquia, na disciplina e na lealdade; sendo que o recrutamento de seus integrantes é feito na base do voluntariado; são rigorosos e constantes os treinamentos; todos devem ter dedicação exclusiva ao grupo. Os fundamentos éticos são os da responsabilidade coletiva, com fidelidade aos objetivos doutrinários e o dever do silêncio.

O Grupo Tigre hoje, é um dos grupos táticos mais bem preparados do Brasil, acionado para situações de alto risco, atendimento de ocorrências que envolvem reféns e extorsão mediante sequestro, a unidade tem um bom histórico de êxito no cumprimento de suas missões. Além de constantemente ministrar instruções para diversas equipes da Polícia Civil, Militar e Federal, bem como para Forças Armadas, estreitando as relações institucionais e buscando conhecimento com outras polícias.

Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial - T.I.G.R.E.
Rua Tabajaras, 1148
Vila Izabel - Curitiba-PR - CEP 80320-310
Telefone: 41 3270-1950
E-mail: tigre@pc.pr.gov.br

 

 

GALERIA DE IMAGENS

  • Policiais em treinamento
    Policiais em treinamento
    Foto de um sniper
    Policiais em treinamento
    Policiais em treinamento
    Policiais em treinamento
    Foto de um sniper
    Policiais em treinamento