PCPR prende suspeito de sequestros-relâmpago em bairros nobres da capital 25/02/2019 - 17:40

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) identificou o suspeito de praticar diversos sequestros relâmpagos em regiões nobres de Curitiba. Um homem, de 40 anos, foi preso ainda no mês de janeiro, na cidade de Joinville (SC), quando tentava fugir da Polícia Militar daquele estado, logo após praticar outro roubo. A PCPR estima que o suspeito seja o responsável por quase duas dezenas de sequestros-relâmpago na capital, nos últimos três meses.

Nesta segunda-feira (25), o suspeito será submetido a reconhecimento facial por outras vítimas. Ele já havia sido preso pela PCPR em setembro de 2004, quando também teria praticado diversos sequestros relâmpagos. O suspeito também teria realizado roubos em cidades catarinenses, como Brusque e Joinville.

O suspeito foi preso na última semana, logo após tentar sequestrar uma mulher, em Joinville. A Polícia Militar foi acionada e o suspeito tentou fugir roubando um outro veículo. Na fuga, ele perdeu o controle do carro e sofreu um acidente, fraturando o fêmur da perna direita e o quadril. Ao ser preso, o homem apresentou nome falso e só acabou identificado porque foi reconhecido por policiais civis do Paraná. Um exame papiloscópico confirmou a identidade do suspeito.

Na capital paranaense, a polícia deu cumprimento ao mandado de prisão expedido pela 13a Vara Criminal de Curitiba. O suspeito, que permanece custodiado pela PCPR, deverá ser transferido novamente para Santa Catarina. Nos dois estados, ele vai responder por crimes de Roubo Agravado.

Rotina de terror

Conforme apurou a PCPR, o suspeito foi reconhecido como o autor de pelo menos nove sequestros relâmpago. Entre os dias 24 de novembro e 8 de dezembro do ano passado, foram quatro roubos, todos contra mulheres.

Somente no dia 24 de novembro, foram dois casos. No primeiro, por volta das 10h, ele obrigou uma mulher de 38 anos a sacar R$ 1,5 mil, no bairro Boa Vista. Cerca de duas horas depois, o suspeito rendeu uma mulher de 26 anos, no Cabral. Ele obrigou que a jovem sacasse dinheiro mas, como a vítima não tinha valor disponível para saques, ele a abandonou em uma via do mesmo bairro.

Na noite do dia 26, o suspeito rendeu um casal e amigos e tentou novamente fazer com que as vítimas fizessem saques. Como desta vez a vítima não tinha consigo cartões bancários, ele assumiu a direção e passou a seguir outro veículo. O suspeito rendeu outro casal no momento em que eles chegava no condomínio onde residem. Nesta nova tentativa, o suspeito conseguiu que as vítimas sacassem R$ 300.

Mulheres e crianças

Como qualquer predador contumaz, o suspeito escolhia suas vítimas pela fragilidade aparente. Assim, em todos os casos, havia mulheres em que ele enxergava uma presa fácil. Contudo, ele se superou no dia 11 de janeiro, quando, no bairro Juvevê, abordou duas mulheres que caminhavam com uma criança de três anos. O suspeito chegou a apontar a arma de fogo que utilizava para a cabeça da criança, ordenando que a mãe entrasse no carro que ele utilizava. O pior foi evitado quando uma conhecida das vítimas notou que algo de errado estava acontecendo e o suspeito, intimidado, acabou fugindo.