Golpe do Leilão

GOLPE DO LEILÃO

O QUE É?

Consiste em sites de leilões falsos que se passam ou são iguais a sites de leilões íntegros. Geralmente refere-se a leilões de automóveis e outros tipos de veículos automotores ou máquinas agrícolas.

 

 

O QUE FAZER ?

1 - Registre ocorrência na página da Polícia Civil por ESTELIONATO: CLIQUE AQUI E VEJA COMO FAZER

2 - Clique aqui e veja os procedimentos de como bloquear ou reaver os valores pagos em pagamentos via PIX, transferências ou boletos.

NÃO É ATRIBUIÇÃO DA POLÍCIA CIVIL REALIZAR O BLOQUEIO OU EXTORNO DE VALORES.

A ATRIBUIÇÃO DA POLÍCIA CIVIL É O REGISTRO DA OCORRÊNCIA E, SE INSTAURADO INQUÉRITO, APURAR A AUTORIA DOS FATOS

 

 

COMO SE PREVENIR ?

1 - Verifique o link do site de leilão. Não existe uma regra, mas a grande maioria dos sites de leilão paranaenses e brasileiros utilizam o domínio .BR . Os sites golpistas utilizam métodos para parecerem domínios nacionas como FALSOLEILAO.COM/BR ou FALSOLEILAO.COM/BRASIL. Outro tipo de domínio que os sites de leilão nunca utilizam são .ORG e .NET.

2 - Verifique o favorecido do pagamento. Se for pessoa física ou se não for em nome da empresa de leilão, provavelmente é golpe. Mesmo o boleto, antes de pagá-lo, irá aparecer o nome do favorecido antes de confirmar o pagamento.

3 - Se estiver desconfiado, teste fazer o cadastro informando seus dados de maneira errada. Se o cadastro for realizado com sucesso, provavelmente é golpe.

4 - Desconfie do preço. Se o valor de arremate for muito baixo com relação ao valor comercial do objeto (menos da metade do valor, por exemplo) provavelmente é golpe

5 - Verifique todos esses detalhes ao fazer uma busca no Google ou outra ferramenta de pesquisa. Os primeiros resultados que aparecem são patrocinados, ou seja, os golpistas geralmente utilizam essa ferramenta para aparecer nos todos das páginas de pesquisa

6 - Se estiver na dúvida, mande-nos uma mensagem  pelo whatsapp informando o link completo do leilão e solicitando informações sobre sua veracidade.