Whatsapp desconhecido está usando minha foto

UM NÚMERO DE WHATSAPP DESCONHECIDO ESTÁ UTILIZANDO A MINHA FOTO E SOLICITANDO VALORES PARA MEUS CONTATOS

1 - Registre ocorrência no site da polícia civil - clique aqui e veja como registrar ocorrência

2 - NÃO TROQUE MENSAGENS COM OS GOLPISTAS. Só aumentará a chances de você cair em outro golpe

3 - Compartilhe em suas redes sociais e contatos que há um número se passando por você no whatsapp

4 - Dentro do aplicativo Whatsapp, clique sobre o número falso e selecione a opção "denunciar contato". Peça a seus conhecidos que façam o mesmo.

5 - Envie um email denunciando o perfil para support@whatsapp.com com a mensagem abaixo. Em até 48 horas, a empresa se compromete a enviar uma resposta sobre o caso.

Perfil Fake - URGENTE - Desative a conta +55 + DDD + número do telefone

Prezado(a);

O número +55 + (número do telefone) criou uma conta e está utilizando minha imagem no perfil para solicitar valores para meus contatos. Por favor, desative essa conta em razão da utilização para prática de crimes previstos na legislação brasileira, bem como ferir os termos do serviço. Quais quer dúvidas estarei à disposição para esclarecimento através do meu Whatsapp número +55_(número do seu telefone)

Agradeço,

Nome e telefone

6 - Oculte a foto de perfil para quem não é contato – nas configurações do WhatsApp, vá até a aba “Privacidade” e mude para “Meus Contatos” a privacidade da foto de perfil. Você também pode fazer isso com os indicadores de “Visto por Último” e “Recado”, garantindo que somente pessoas permitidas vão ter acesso a seu perfil. Com isso, você dificulta o acesso aos materiais usados pelos criminosos nos golpes.

Principais dúvidas:

- É preciso trocar meu chip ou mudar meu número ? NÃO, o autor está utilizando outro número que não possui nenhum vínculo com o seu

- Como eles obtiveram meus contatos ? Através de grandes vazamentos de dados na internet ou através de consulta de sistemas de análise de crédito. Suas contas provavelmente não foram acessadas. Em caso de dúvida, troque as senhas de suas contas envolvidas.

Links relacionados:

https://canaltech.com.br/seguranca/estao-se-passando-por-voce-com-um-perfil-fake-no-whatsapp-veja-o-que-fazer-191473/

https://olhardigital.com.br/2021/07/29/seguranca/vazamento-dados-internet/

https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/maior-vazamento-da-historia-divulga-84-bilhoes-de-senhas-08062021