Cães policiais da PCPR interagem com a população no Litoral 05/02/2022 - 16:00

Cães policiais da Polícia Civil do Paraná (PCPR) interagiram com turistas e moradores na paira de Caiobá, em Matinhos, no Litoral do Estado, neste sábado (5). A população pode conhecer de perto os cães de faro altamente treinados da PCPR. 

A visita ao litoral contou com a participação de quatro cães policiais, sendo eles o Barak, o Faruk, Guns e Max. Os cães passearam à beira-mar, onde os veranistas puderam conhecê-los e saber mais sobre o trabalho deles na PCPR.

NOC - A PCPR possui um Núcleo de Operações com Cães (NOC), com cinco bases no Paraná, localizadas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco e Londrina. 

Os cães da PCPR são treinados para encontrar drogas e armas através do faro, além de localizar cadáveres e capturar fugitivos durante operações policiais. Os cachorros policiais são treinados pelos tutores diariamente, durante aproximadamente 2 anos, com o objetivo de aperfeiçoar para que estejam aptos para as ações.  

De acordo com o investigador da PCPR Vinicius Vargas o cachorro dá mais agilidade para o trabalho policial, isso porque o faro do animal é muito mais apurado que o dos humanos. 

“Um cão consegue fazer sozinho o trabalho que seis homens fariam em aproximadamente 40 minutos. O cão trabalhando sozinho faz em 5 a 6 minutos”, conta o tutor do cachorro.

Os treinamentos são baseados em situações reais que permitem que os cães saibam como agir durante as operações. No preparo, os animais são ensinados através de técnicas de adestramento a encontrar odores específicos, como substâncias ilícitas ou armas.

No ano de 2021, os cães policiais da PCPR colaboraram na prisão em flagrante de 228 pessoas e na apreensão de 7,8 toneladas de drogas.

GALERIA DE IMAGENS