Cães policiais e resgates de animais: duas frentes de proteção promovidas pela PCPR 18/09/2025 - 10:14

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) atua de forma ampla na proteção da sociedade e dos animais. Enquanto os cães policiais desempenham funções estratégicas em operações de segurança, a Polícia Civil também se dedica ao resgate de animais vítimas de maus-tratos, reforçando seu compromisso com causas sociais e ambientais. Em 28 de setembro, a instituição promove a sua 18º corrida, que tem como temas o cuidado com os animais e a preservação da natureza.

Os cães da PCPR são treinados para atuar em diferentes operações, como buscas e localização de drogas, armas e munições. Com inteligência, disciplina e parceria com seus condutores, esses animais desempenham um papel fundamental no cotidiano da segurança pública, garantindo eficiência e rapidez nas ações policiais.

Eles fazem parte do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da PCPR. Entre janeiro e junho deste ano, a unidade esteve presente em 382 ocorrências, que resultaram na prisão de 231 pessoas envolvidas em crimes, especialmente o tráfico de drogas.

As seis unidades do NOC estão distribuídas entre Curitiba, Pato Branco, Cascavel, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu. Todas elas são equipadas com viaturas adaptadas para o transporte dos animais, o que permite que eles prestem apoio a operações policiais em todo o Paraná. Atualmente, 15 cães compõem o efetivo, entre eles os K9 Faruk e Becky.

PROTEÇÃO AOS ANIMAIS – Paralelamente, a corporação atua no resgate de animais vítimas de maus-tratos, realizando a retirada segura dos animais e encaminhando-os a cuidados especializados. Essas ações demonstram o empenho da PCPR em proteger aqueles que não podem se defender sozinhos.

Somente nos últimos três anos, em Curitiba, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) resgatou mais de 4 mil animais, prendeu 200 pessoas e realizou 4 mil ações orientativas.

As ações de proteção ambiental da PCPR se estendem por todo o Paraná. Em abril deste ano, mais de 5 mil aves, além de coelhos e porquinhos-da-índia, foram resgatados em situação de maus-tratos. Já em junho, um homem foi indiciado por maus-tratos contra 12 gatos, em Teixeira Soares.

COMPROMISSO SOCIAL – Por meio dessas duas frentes de atuação, a PCPR reforça seu compromisso com a sociedade: garantindo segurança, promovendo justiça e cuidando do bem-estar animal. A atuação integrada e humanizada da PCPR é um exemplo de dedicação e responsabilidade social.

A PCPR relembra que a 18ª edição da Corrida da Polícia Civil, que acontece em 28 de setembro, terá todo o lucro arrecadado com as inscrições revertido para a compra de rações, que serão doadas a instituições que acolhem animais resgatados em ações da PCPR.

INSCRIÇÕES – Os participantes devem se inscrever no site da empresa organizadora. Cada inscrito receberá um kit contendo medalha, chip de cronometragem, número de peito, alfinetes e sacola de papel reciclável.

Já na cãominhada, cada inscrito receberá um kit pet, incluindo bandana e comedouro na temática da corrida. A camiseta do evento pode ser adquirida separadamente durante o processo de inscrição.

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas ao e-mail: corridadapcpr@pc.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS