Delegado-geral acompanha treinamento do IX Curso de Operações Táticas Especiais 27/06/2025 - 11:01

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach, e o Delegado-Geral Adjunto, Riad Braga Farhat, estiveram presentes, nesta semana, nas instruções técnicas de Combate Aproximado em Edificações, realizadas no âmbito da IX edição do Curso de Operações Táticas Especiais (Cote), promovido pelo Grupo Tigre, unidade de elite da PCPR.
SOBRE O CURSO – O Cote tem como finalidade preparar agentes para atuação em operações de alta complexidade e risco elevado. A participação no curso é um dos pré-requisitos para quem deseja integrar o efetivo do Tigre.
Com duração mínima de 60 dias, a formação inclui atividades voltadas ao aprimoramento da resistência física e psicológica, além de capacitações em liderança e enfrentamento de situações adversas. A formação teve início em 8 de maio.
Esta é a 9ª edição do curso, que teve início em 2002 e já qualificou 141 profissionais de diferentes instituições de segurança pública do Paraná e de outros estados. O Cote foi pioneiro entre os cursos dessa natureza organizados por Polícias Civis no Brasil.
Neste ano, participam 29 alunos, entre policiais civis do Paraná, Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e integrantes da Polícia Rodoviária Federal, lotados no Paraná, no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul. Todos foram previamente submetidos a um processo seletivo que incluiu provas físicas, teste de tiro e entrevista.