Enfrentamento a organizações criminosas é tema de encontro nacional promovido em Curitiba pelo MJSP, PCPR e MPPR 25/08/2025 - 12:18

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) promovem, entre a terça (26) e a quinta-feira (28), o 3º encontro da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). O evento acontecerá em Curitiba e reunirá autoridades nacionais para debater estratégias integradas no combate ao crime organizado.
O objetivo do encontro é promover integração, troca de informações e alinhamento de estratégias operacionais entre as polícias judiciárias e poder judiciário, visando fortalecer a atuação conjunta de combate ao crime organizado. Esta é a primeira vez que um Encontro Técnico da Renorcrim acontece fora de Brasília.
Ao longo de três dias, serão promovidas palestras e painéis ministrados por autoridades de todo o país, além de representantes de empresas bancárias e plataformas digitais. Entre os palestrantes estão o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Saburro, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David, e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, João Paulo Santos Schoucair.
Eles e as demais autoridades abordarão temas como cadeia de custódia e vestígios digitais; inteligência artificial na persecução penal; recuperação de ativos e criptoativos; parcerias com bancos e plataformas digitais; e estratégias interagências e atuação em áreas conflagradas.
O encontro é restrito e tem como público-alvo os delegados e delegadas das unidades especializadas, promotores dos Grupos de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECOs) e juízes de garantias ou de varas de crime organizado.
Nos dias 26 e 27 de agosto, o encontro da Renorcrim acontece na sede do Ministério Público, no Centro Cívico. Na quinta-feira (28), as atividades acontecem na Escola Superior da Polícia Civil do Paraná, no bairro Portão.
RENORCRIM – A Renorcrim é coordenada pelo MJSP por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A Rede visa potencializar as unidades especializadas das Polícias Judiciárias Civis, estabelecendo, de forma colaborativa, diretrizes, metodologias e operações coordenadas de enfrentamento às organizações criminosas por meio de sua desestruturação e descapitalização.
A Renorcrim foi criada em setembro de 2024, em Brasília, quando aconteceu o 1º Encontro Técnico. A 2ª edição do evento ocorreu em março deste ano, também na Capital Federal.