Missão Paraná II leva exposições das forças de segurança a 5 cidades do Norte do Estado 15/09/2025 - 16:07

A Missão Paraná II, iniciativa do Governo do Estado que busca aproximar a Segurança Pública da população, realiza nesta semana uma série de exposições com a participação de todas as forças de segurança em cinco municípios do Norte do Paraná: Cambé, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ibiporã. A programação começou nesta segunda-feira (15), em Cambé.
"As exposições são uma oportunidade de aproximar a população do trabalho de todas as nossas forças de segurança e mostrar, na prática, como atuamos no dia a dia para proteger a sociedade", afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
Durante os eventos, o público poderá conhecer de perto a atuação integrada da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica, com a apresentação de equipamentos, veículos, tecnologias e recursos utilizados no dia a dia das corporações. Também serão oferecidas atividades educativas e interativas, além de orientações à população. A iniciativa reforça a valorização do trabalho dos profissionais de segurança e fortalece o vínculo entre Estado e comunidade.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participa com o registro de Boletins de Ocorrência, exposição de armamentos e equipamentos táticos, informações e orientações sobre o trabalho da força, além de mostra sobre perícia papiloscópica.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMP) levará viaturas, equipamentos de proteção individual e outros materiais utilizados em ocorrências. Os visitantes também poderão conferir os uniformes e capacetes dos profissionais.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) estará presente por meio de diferentes unidades ao longo da semana. O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) apresentam materiais de suas áreas de atuação, como animais empalhados, materiais gráficos e equipamentos de fiscalização.
Já o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) e a Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam) expõem armamentos, viaturas e materiais operacionais. A exposição contará ainda com as novas viaturas RAM 3500, o espaço do Museu da Polícia Militar, com viaturas históricas, e apresentações da Banda da corporação.
A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) apresenta o Museu Móvel, exposição itinerante com materiais utilizados em perícias criminais, como réplica de crânio em 3D, maletas de perícia, material balístico e uma coleção de insetos da fauna cadavérica. O espaço também simula cenas de crime, exibe portas de automóveis atingidas por disparos de arma de fogo e traz informações sobre crimes ambientais.
Já a Polícia Penal do Paraná (PPPR) expõe armas letais e não letais, coletes balísticos, algemas, drones de alta tecnologia e viaturas. Também serão apresentados os dispositivos de monitoração eletrônica, como as tornozeleiras utilizadas no sistema penal.
PROGRAMAÇÃO – As exposições da Missão Paraná II acontecem em diferentes locais de cada município. Em Cambé, o evento será nesta segunda-feira (15), no Parque Esportivo Castelo Branco, das 14h30 às 18h30. Em Londrina, a estrutura será montada na terça-feira (16), ao lado da Prefeitura, no mesmo horário. Em Cornélio Procópio, a ação ocorre na quarta-feira (17), na Praça Brasil, também das 14h30 às 18h30. Já em Jacarezinho, a população poderá visitar a exposição na quinta-feira (18), na Praça Rui Barbosa, das 14h30 às 18h30. Por fim, em Ibiporã, o evento será realizado na sexta-feira (19), na Praça Pio XII, no Centro, das 16h às 20h.
MISSÃO PARANÁ II –As exposições são gratuitas e integram a programação da Missão Paraná II, que terá início na segunda-feira (15). Nesta etapa, a iniciativa terá como sede os municípios de Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho, com reuniões estratégicas e encontros com associações municipais, Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), prefeitos, vereadores, deputados e representantes da sociedade civil. Ao todo, a ação abrangerá cerca de 66 municípios da região Norte e atenderá diretamente uma população superior a 1,5 milhão de pessoas.