PCPR, PCSP e PCRS deflagram operação contra organização criminosa envolvida em estelionato em Irati 21/03/2024 - 15:55

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prestou apoio à Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e a Polícia Civil de Rio Grande do Sul (PCRS) durante operação deflagrada nesta quarta-feira (20) contra uma organização criminosa envolvida em estelionato. Uma mulher, de 35 anos, foi presa preventivamente em Irati, na região dos Campos Gerais.

A ação aconteceu simultaneamente nas cidades de Irati, no Paraná, Guaíba, Caxias do Sul e Lajeado, no Rio Grande do Sul, e contou com a participação de aproximadamente 90 policiais civis.

As investigações foram iniciadas pela PCSP com o objetivo de desarticular o grupo criminoso que aplicava golpes, se passando por vendedores e negociando a aquisição de material para construção.

A partir disso, os criminosos recebiam os valores das compras e realizavam ligações telefônicas para as lojas encomendando as mercadorias. Ato contínuo, os golpistas efetuavam falsos pagamentos via PIX para os lojistas que entregavam a mercadoria para o cliente, porém, nada recebiam

"Essa operação conjunta demonstrou a eficácia e o comprometimento das forças de segurança na captura de indivíduos responsáveis por crimes graves, garantindo a segurança da população e a aplicação da lei”, explica o delegado da PCPR Rafael Rybandt.

Na ação, foram apreendidos com a suspeita dois celulares e dois cartões de crédito.

A mulher foi encaminhada ao sistema penitenciário.