PCPR apreende dez motocicletas em ação contra apologia a crimes de trânsito em Toledo 15/08/2025 - 16:19

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu 10 motocicletas durante uma ação contra manobras perigosas em via pública e apologia ao crime. A ação aconteceu nesta sexta-feira (15), em Toledo, no Oeste do Estado, com apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e a Guarda Municipal (GM).
Os policiais cumpriram nove mandados de busca e apreensão domiciliar em endereços ligados aos investigados.
As motocicletas apreendidas durante a ação estavam sendo utilizadas para a prática de crimes. Além disso, acumulam débitos de R$ 65 mil junto ao Detran.
"Durante a ação, constatamos também que dois condutores sequer possuíam a habilitação para pilotar as motocicletas e um deles estava com o documento cancelado", disse o delegado da PCPR Fábio Freire.
As investigações tiveram início após uma ação da PMPR na cidade que resultou na apreensão de diversas motocicletas devido a infrações administrativas.
A partir disso, a PCPR passou a apurar pessoas que realizavam manobras perigosas em via pública, conhecidas como "grau". A prática e definida como crime pelo Código de Trânsito Brasileiro.
A investigação também demonstrou a existência de influenciadores digitais que praticavam o crime de trânsito e o divulgavam em redes sociais, fomentando a sua prática e caracterizando o delito de apologia ao crime.
DENÚNCIAS - A PCPR segue em investigação e solicita que a população denuncie práticas criminosas no trânsito. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar pode ser acionada pelo telefone 190.