PCPR aumentou em 158% as prisões de autores de crimes contra mulheres, crianças e adolescentes em Guarapuava 18/12/2025 - 15:28

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou 158% mais prisões por crimes cometidos contra mulheres, crianças e adolescentes em Guarapuava, na região Central do Estado, ao longo de 2025.

As capturas foram realizadas pela Delegacia da Mulher de Guarapuava por crimes como estupro, ameaça, descumprimento de medida protetiva, entre outros. Em 2024, foram executadas 24 prisões, número que saltou para 62 este ano.

De acordo com a delegada da PCPR Ana Carolina Hass o resultado é reflexo de um plano de trabalho elaborado no início do ano.

Além disso, a unidade recebeu uma sede própria, em janeiro deste ano, que ampliou a qualidade de atendimento à população. O novo prédio, mais amplo que o anterior, dispõe sala específicas de investigação, cartórios, salas individuais de atendimento à vitima, um fraldário e uma brinquedoteca, tornando o atendimento mais humanizado às mulheres vitimas de violência doméstica e pessoas vítimas de crimes sexuais.

Além de Guarapuava, a delegacia especializada atende outras cidades da região como Turvo, Candói, Campina do Simão e Foz do Jordão e, além de crimes de violência doméstica contra a mulher, apura os crimes contra a dignidade sexual contra adultos, crianças e adolescentes.

"Com os resultados apresentados, temos por plano manter uma seção permanente de investigação, voltada especificamente ao cumprimento de mandados de prisão, principalmente os antigos, garantindo com isso que condenados por crimes contra a mulher e por crimes sexuais contra crianças e adolescentes cumpram suas penas, não sobrando espaço para a impunidade", afirmou a delegada. 

A PCPR permanece firme na missão de proteger as vítimas e assegurar que os agressores sejam levados à Justiça.

GALERIA DE IMAGENS