PCPR capacita policiais da região com foco prático em investigação telemática em Mamborê 24/03/2026 - 15:02
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu, nesta terça-feira (24), um curso de capacitação voltado à utilização de meios telemáticos em investigações criminais, em Mamborê, no Noroeste do Estado.
O curso abrange conteúdos relacionados à utilização de Estações Rádio Base (ERBs), elaboração de relatórios de investigação, possibilidades de representação por quebras telemáticas e acesso a dados em nuvem, além de técnicas de extração de imagens de aparelhos DVR com produção de relatório técnico.
Também foram abordadas ferramentas e metodologias para extração e análise de dados de dispositivos móveis, com uso de softwares como IPED, Ávila Forense, MEDI e SIMBA, bem como a aplicação de dados telemáticos e bancários em investigações de crimes como estelionato, roubo e tráfico de drogas.
A capacitação teve como objetivo aprimorar a atuação policial no uso de tecnologias investigativas e garantir a observância da cadeia de custódia das provas, contribuindo para a elucidação de crimes.
O delegado da PCPR Anderson Sergio Romão destacou que permanece à disposição para auxiliar outras unidades policiais interessadas em aprofundar conhecimentos sobre extração e análise de dados, incluindo o uso das ferramentas apresentadas e de outros recursos tecnológicos aplicados à investigação criminal.
A iniciativa reuniu policiais civis das delegacias de Rio Negro, Engenheiro Beltrão, Iretama, Campina da Lagoa, Ubiratã, Goioerê, Campo Mourão e Peabiru.
"A ação integra as atividades de qualificação profissional da instituição e o uso de recursos tecnológicos nas investigações", diz.












