PCPR capacita policiais em técnicas avançadas de investigação financeira e telemática 30/01/2026 - 11:04
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), realizou o Curso Avançado de Investigação Financeira e Telemática. A capacitação reuniu 27 policiais civis do Paraná entre 26 e 30 de janeiro e teve como foco o aprimoramento do combate a crimes complexos, com ênfase na desarticulação financeira de organizações criminosas.
O curso é resultado de tratativas da Divisão Estadual de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Paraná (DECCOR) e foi ministrado no laboratório de informática da ESPC.
O treinamento foi estruturado com base no Curso de Investigação e Análise Financeira (CIAF) da Polícia Federal e tem como objetivo especializar servidores da PCPR que atuam na repressão a crimes de corrupção, crimes econômico-financeiros, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organizações criminosas.
Segundo a coordenadora do curso, a delegada Tais Melo, o objetivo é disseminar metodologias voltadas à análise de dados financeiros, fiscais e patrimoniais. “As disciplinas aliam fundamentos teóricos a práticas simuladas, com o uso de ferramentas tecnológicas aplicadas às investigações”, diz.
A instrução foi ministrada por especialistas da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal e da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.








