PCPR conclui inquérito e indicia homem por maus-tratos contra cão em São Mateus do Sul 12/02/2026 - 15:56

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu o inquérito policial e indiciou um homem, de 29 anos, por ter disparado tiro contra um cão em São Mateus do Sul, no Sudoeste do Estado.

O crime foi registrado em 26 de janeiro deste ano. Na ocasião, um homem, de 27 anos, residente na localidade de Faxinal dos Ilhéus, registrou boletim de ocorrência informando que seu cachorro, da raça Dálmata, foi atingido na região do tórax, apresentando sangramento intenso.

Após atendimento médico-veterinário, foi constatado que o animal havia sido atingido por projétil de arma de fogo, que transfixou seu corpo. O cachorro foi submetido aos cuidados necessários e sobreviveu aos ferimentos.

A partir do registro da ocorrência, foram realizadas diligências investigativas na região, incluindo a oitiva de testemunhas e o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do vizinho do tutor do animal.

"Embora não tenha sido localizada arma de fogo na posse do investigado, durante a investigação policial foram identificados elementos concretos que indicaram que o investigado estava descontente com o fato de o animal transitar por sua propriedade e teria premeditado sua execução", disse o delegado da PCPR Mateus Santarelli.

Durante interrogatório na unidade policial, o investigado exerceu seu direito constitucional de permanecer em silêncio.

Ao término das diligências, o investigado foi indiciado pelos crimes de maus-tratos a animal doméstico e disparo de arma de fogo. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Ministério Público para as providências cabíveis.

DENÚNCIAS - A PCPR solicita a colaboração da população no combate aos maus-tratos contra os animais domésticos e silvestres. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, 181, do Disque-Denúncia ou (42) 3532-3190 (WhatsApp), diretamente à equipe de investigação da Delegacia de São Mateus do Sul.

A PCPR também conta com a Delegacia Virtual de Proteção Animal, por meio da qual é possível registrar boletim de ocorrência e denúncias sobre situações de maus-tratos.

GALERIA DE IMAGENS