PCPR conclui inquérito que investigava peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa em São Tomé 12/05/2025 - 16:25

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu, nesta segunda-feira (12), o inquérito policial que investigava membros de uma associação pelos crimes de peculato, lavagem de capitais e associação criminosa, em São Tomé, na região Noroeste do Estado.

Durante a investigação, foi realizada uma operação que resultou na prisão de duas pessoas que estariam ligadas à organização criminosa. Na ocasião, os policiais civis também cumpriram 13 mandados judiciais, sendo quatro de busca e apreensão domiciliar e nove de sequestro de bens móveis, imóveis e valores em contas bancárias. 

Entre os alvos estão ex-diretores da associação e uma empresa que teria sido utilizada para ocultar a origem dos recursos. Foram apreendidos veículos - incluindo carros, motocicleta, jet ski e ônibus - documentos, mídias digitais e determinado o bloqueio de contas bancárias.

As investigações foram iniciadas em junho de 2024 após uma denúncia sobre irregularidades na destinação de recursos públicos repassados à associação.

"Mais de R$ 339 mil teriam sido desviados por meio de fraudes contábeis e contratuais. Os valores foram movimentados em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas aos investigados, com a emissão de cheques para cobrir despesas pessoais", destaca o delegado da PCPR Luís Fernando Alves Silva.

O inquérito foi concluído com o indiciamento de três pessoas pelos crimes de peculato, lavagem de capitais e falsidade ideológica. 

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público para as demais providências.

GALERIA DE IMAGENS