PCPR cumpre buscas em apoio a operação da PCSC e TCE 11/09/2025 - 10:52

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu mandados de busca e apreensão em apoio a uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). A ação aconteceu nesta quinta-feira (11) em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.
A PCPR cumpriu mandados de busca e apreensão em três alvos da operação e apreendeu equipamentos eletrônicos que serão remetidos à PCSC.
A operação foi deflagrada no âmbito de investigação sobre fraude em licitação na cidade de Gaspar (SC) em 2022.
Auditores do controle externo do TCE/SC constataram uma anormal elevação nos gastos com iluminação pública em Gaspar, especialmente entre 2020 e 2022.
Verificou-se que a realização de uma licitação para “eficientização” do parque de iluminação pública, visando adquirir luminárias de LED e materiais correlatos.
As apurações apontaram indícios de direcionamento ilegal de contratação e de sobrepreço. A instituição firmou contrato de R$ 10,1 milhões com a empresa investigada, embora uma concorrente tenha oferecido proposta de R$ 5,6 mi.
Esta acabou desclassificada devido a requisitos técnicos incluídos no edital, que direcionaram a contratação da empresa vencedora.
No decorrer da investigação, a PCSC constatou fortes indícios de que empresários envolvidos seriam “laranjas” ou proprietários de empresas de fachada.
Foram cumpridos sete mandados de busca domiciliar contra empresários, servidores e ex-servidores públicos nos municípios de Gaspar, Blumenau, Guabiruba e Almirante Tamandaré (PR).
Durante as diligências, equipamentos eletrônicos foram apreendidos para análise.