PCPR deflagra operação contra advogados suspeitos de falsificar atas judiciais com prejuízo superior a R$ 27,3 milhões 17/03/2023 - 16:51

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher durante uma operação contra advogados suspeitos de falsificar atas judiciais e fazer acordos fraudulentos na Justiça do Trabalho com prejuízo superior a R$ 27,3 milhões a uma construtora de São Paulo.  A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (17). 

Os policiais apreenderam celulares, computadores e documentos que irão auxiliar no andamento das investigações. Os mandados foram cumpridos simultaneamente na capital paranaense, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Araucária, na Região Metropolitana, e em São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina. 

Cerca de 50 policiais civis participaram da ação que teve como alvos nove escritórios de advocacia em Curitiba. A PCPR ainda contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).   

INVESTIGAÇÃO- De acordo com as investigações, em 2022, foram identificadas atas de audiências trabalhistas falsificadas por uma advogada com acordos falsos. Posteriormente, ela encaminhava para o financeiro da empresa para o pagamento.  

“Apuramos na investigação que os advogados, juntamente com a advogada que foi presa, fraudavam as atas judiciais afirmando que a empresa deveria fazer pagamentos em contas específicas desses advogados e de terceiros. Contudo, os processos não tinham a fase de conciliação ou de pagamento”, afirma o delegado da PCPR Emmanoel David. 

Conforme apurado, as fraudes aconteceram durante o período de um ano, além da suspeita outros advogados participavam da associação criminosa e eram beneficiados com o golpe.   

A mulher pode responder por associação criminosa, estelionato, falsificação de documento público e falsificação de documento particular.

GALERIA DE IMAGENS