PCPR deflagra operação contra fraudes em tributos no município de Pontal do Paraná 04/05/2022 - 17:50

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (4), para cumprir mandados judiciais, incluindo sequestro e bloqueio de valores que ultrapassam R$ 1 milhão. A ação faz parte da investigação de fraudes em tributos municipais em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado.  

A PCPR contou com a cooperação da Prefeitura de Pontal do Paraná que identificou indícios de fraudes e solicitou investigação policial. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além do afastamento de dois servidores efetivos que ainda exerciam funções na administração municipal. 

Os mandados foram cumpridos simultaneamente em Pontal do Paraná e Paranaguá, no Litoral do Estado, e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e munição. 

O delegado da PCPR Marcos Pestano afirma que durante as investigações a Prefeitura colaborou com a notícia do crime, assim como fornecendo documentos que auxiliaram nas diligências. “Com as buscas de hoje, continuamos os trabalhos para mensurar a dimensão da fraude”, completa. 

Com as investigações de alta complexidade, a PCPR identificou as práticas dos crimes de peculato eletrônico, corrupção passiva tributária, crime tributário, falsificação de documento público majorado, falsa identidade e associação criminosa.  

O prefeito do Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, comenta que desde o início da gestão foram verificadas diversas inconsistências e suspeitas de fraudes. “Iniciamos diversos processos administrativos disciplinares e sindicâncias. Esperamos que os responsáveis sejam condenados e que os tributos retornem à população”, finaliza.  

INVESTIGAÇÕES- A atual administração do município verificou indícios de fraudes em registros do sistema no banco de dados do controle de tributos municipais e acionou a PCPR. 

A PCPR apurou que os fatos teriam acontecido entre 2017 e 2019. Foram descobertos indícios de que teriam sido suprimidos diversos tributos de maneira indevida e fraudulenta, contando com o desvio funcional de alguns servidores municipais. 

Em troca, agentes públicos teriam recebido vantagens indevidas, tendo as investigações identificado depósitos de valores realizados por contribuinte em conta corrente de servidor comissionado já exonerado.

GALERIA DE IMAGENS