PCPR destaca o papel da sociedade e das instituições no enfrentamento à corrupção no Paraná 09/12/2025 - 17:39
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforça nesta terça-feira (9), no Dia Internacional de Combate à Corrupção, a importância da integridade, da transparência e da participação social no enfrentamento a esse tipo de crime. A data mobiliza instituições de segurança pública e a sociedade no fortalecimento das políticas anticorrupção, além de destacar os avanços e os desafios no combate às práticas ilegais.
Em alusão ao dia, foi realizado um evento na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), com a presença da delegada da Divisão Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), Taís Mendonça de Melo, e do auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Luciano Turin.
No Paraná, a PCPR atua no enfrentamento aos crimes de corrupção por meio de suas unidades especializadas, como a DECCOR, além das demais delegacias, com a realização de investigações técnicas, análises financeiras, operações integradas com órgãos de controle e o cumprimento de medidas judiciais voltadas à responsabilização de agentes públicos e privados.
Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, peculato, fraude a licitações, lavagem de dinheiro, organização criminosa, concussão e crimes tributários. Essas práticas geram impactos diretos na vida da população.
A delegada destaca que a participação da sociedade é fundamental nesse enfrentamento. Denúncias podem ser feitas de forma segura e anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou pelos canais de atendimento das delegacias da PCPR.
“A população é uma aliada direta das forças de segurança ao fornecer informações, cobrar transparência dos gestores e acompanhar a execução das políticas públicas”, afirma.
Para não se tornar vítima ou colaborador involuntário de práticas ilegais, a orientação é recusar qualquer tipo de vantagem ilícita, denunciar situações suspeitas, buscar informações em fontes oficiais antes de firmar contratos com órgãos públicos e adotar postura preventiva diante de pedidos irregulares.
A educação e a conscientização social também são apontadas como pilares no combate à corrupção, pois fortalecem a cultura de integridade, reduzem a tolerância com práticas ilegais e estimulam o controle social.
Segundo a delegada, é possível perceber avanços nos últimos anos no Paraná, com a maior integração entre órgãos de controle, a modernização dos procedimentos investigativos, o uso de tecnologia na análise de dados e o fortalecimento das operações especializadas.
Para o futuro, a PCPR mantém como prioridades a capacitação técnica constante de seus servidores, o uso de inteligência policial e a intensificação das ações de repressão qualificada aos crimes de corrupção.
Neste Dia Internacional de Combate à Corrupção, a mensagem à população é de compromisso coletivo com a integridade. “O enfrentamento à corrupção é dever conjunto entre instituições e cidadãos. A participação ativa da sociedade é essencial para que possamos avançar”, reforça a delegada.
Aos servidores públicos, a orientação é de observância estrita aos princípios da legalidade e da moralidade. A integridade deve pautar todas as condutas, sendo a recusa a práticas ilegais uma obrigação ética e disciplinar de todo agente público.



