PCPR e Defesa Civil sobrevoam áreas de risco no Litoral  22/01/2021 - 20:30

 A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou uma equipe de geólogos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil até o Litoral do Estado, nesta sexta-feira (22), para sobrevoar as áreas de encosta e identificar potencias ricos de deslizamentos e outros movimentos de massa na região. A ação integrada foi realizada devido ao grande volume de chuvas que cai sobre o Litoral desde o início da semana, que supera a média para o mês em várias estações pluviométricas do Simepar. 

A PCPR e os geólogos sobrevoaram pontos de especial atenção, como o bairro de Floresta, em Morretes e a Bacia do Rio Sagrado. Em Antonina, os policiais civis e a equipe de geólogos passaram pelas regiões do Morro do Bom Brinquedo, da Caixa d’Água e de Laranjeiras. Outra área observada foi Guaratuba, próximo a um dos trechos que dá acesso ao ferry-boat houve um deslizamento na madrugada desta sexta-feira (22). A via precisou ser fechada e ninguém ficou ferido.  

“Com este suporte da Polícia Civil, os profissionais da Defesa Civil puderam ser levados a locais de difícil acesso, permitindo os estudos e observações que identificam os pontos sensíveis nessa região. Mantemos uma equipe operacional à disposição da população e de quaisquer órgãos do Governo do Estado para atender às demandas do município”, afirma o delegado Renato Coelho, chefe do Grupamento de Operações Aéreas da PCPR. 

"Essa integração entre as instituições do Governo do Estado permite que possamos atender às demandas de maneira rápida e eficiente para proteger a população”, afirma o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Adriano de Mello.   

O monitoramento também está sendo feito pelo Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), que se comunica diretamente com os municípios e as regionais de todo o Estado. O órgão acompanha as informações do Simepar e outras instituições de meteorologia para emitir alertas para situações que tem potencial para causar desastres. 

O Grupamento de Operações Aéreas da PCPR, estará à disposição do órgão caso a previsão de chuvas se concretize, para realizar novos sobrevoos no sábado ou no domingo.  

Além do apoio da PCPR, também dão suporte às operações o 8° Grupamento de Bombeiros (8°GB), as coordenadorias regionais e municipais de Defesa Civil das cidades litorâneas e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).  

PREVENÇÃO – A Defesa Civil ressalta que a população também pode fazer a sua parte. A orientação é para que as pessoas que vivem próximas a áreas de risco, como encostas ou rios, monitorem a região. Se verificarem a possibilidade de ocorrência de um desastre, devem procurar um local seguro e acionar a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros, pelos telefones 199 ou 193. 

É importante ficar atento a alguns sinais no seu entorno, que podem indicar que terreno está instável e se movimentando: se há indício de rachadura ou uma trinca nova, a encosta está com um declive maior, surgiu uma nascente que não tinha, há muita água escorrendo na encosta, se há acúmulo de água no terreno ou uma árvore que inclinou. 

A Defesa Civil também envia alertas gratuitos pelo celular. Para receber, basta enviar um SMS com o número do CEP endereçado ao 40199. Após o envio, o usuário receberá uma mensagem de confirmação e passará a receber os alertas para a região. 

Caso haja dúvidas sobre como agir, conheça as dicas para cada situação AQUI.

GALERIA DE IMAGENS