PCPR e PCES prendem foragido por feminicídio ocorrido em Araucária 15/01/2026 - 15:58
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), prendeu preventivamente um homem, de 44 anos, foragido pelo feminicídio de Josefa Ferreira de Araújo Vital, de 44, ocorrido em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele foi capturado na manhã desta quinta-feira (15), em Viana (ES).
A vítima foi localizada no interior do apartamento do suspeito, em 2 de janeiro deste ano, no bairro Capela Velha. Ela teve um último contato com familiares em 28 de dezembro de 2025, quando informou que iria trabalhar pelos próximos dias.
Segundo informações apuradas pela investigação, Josefa manteve um relacionamento com o autor por cerca de quatro meses. No dia 13 de dezembro, foi vítima de agressão e ameaça, ocasião em que a Polícia Militar foi acionada, porém ela optou por não comparecer à delegacia e retornou para a casa dos filhos, em Fazenda Rio Grande, também na RMC. A partir de então, o suspeito passou a persegui-la por meio de mensagens.
"Após o início das investigações, a PCPR identificou como autor do crime o próprio companheiro da vítima. Conforme apurado, após o cometimento do delito, ele fugiu utilizando o veículo dela, seguindo inicialmente para Minas Gerais, onde abandonou o carro", explica o delegado da PCPR Eduardo Kruger Costa.
Diante dos fatos, a PCPR solicitou a imediata prisão preventiva do investigado, que foi prontamente deferida pelo Poder Judiciário. Em razão de indícios de que ele poderia ter deixado o país, seu nome também foi incluído na lista de procurados da Interpol.
"Após intensas diligências, a equipe da Delegacia da Mulher localizou o paradeiro do homem na cidade de Viana, no Espírito Santo. Com o apoio da Polícia Civil local, foi possível dar cumprimento ao mandado", complementa.
Com a captura, o homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na elucidação de crimes. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Em casos de flagrante ou crime em andamento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.



