PCPR e PCGO deflagram operação contra organização criminosa ligada a estelionatos e lavagem de dinheiro 04/04/2024 - 11:21

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prestou apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO) durante cumprimento de mandado de busca e apreensão contra organização criminosa ligada a estelionatos e lavagem de dinheiro em diversos Estados brasileiros. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (4), em Guaratuba, no Litoral do Estado. Estima-se que o prejuízo seja de R$ 47 milhões.  

Durante as buscas, os policiais civis apreenderam computadores, celulares e documentos referentes a empresa utilizada para prática dos crimes. Além disso, foi cumprido mandado de sequestro de bens, resultando na apreensão de dois veículos e uma motocicleta.  

As investigações da PCGO apontaram que o grupo criminoso possuía sedes da empresa nos Estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso e São Paulo, atuando na conexão entre empresas grandes de fertilizantes com empresas pequenas de transporte de cargas. No Paraná, também atuavam no Porto de Paranaguá.  

Conforme apurado, os suspeitos aliciavam os gerentes das empresas de fertilizantes para que direcionassem os fretes para uma única empresa prestadora. Desse modo, os criminosos superfaturavam o valor do frete colocando um preço artificial e, em cima desse preço, colocavam uma fraude no financeiro da empresa para que pagassem um valor superior.  

Os crimes foram praticados ao longo de três anos, gerando um prejuízo de cerca de R$ 47 milhões às empresas vítimas.  

De acordo com o delegado da PCPR Gabriel Rocha, após troca de informações entre as polícias civis, a equipe de investigação da delegacia em Guaratuba prestou apoio para cumprir as ordens judiciais. 

“A prestação de apoio e troca de informações entre os órgãos de segurança pública é de importância ímpar na desarticulação e no combate do crime organizado em todas as suas frentes, e em todos os Estados do Brasil”, afirma Rocha.  

As investigações continuam a cargo da PCGO a fim de esclarecer por completo os fatos.  

DENÚNCIAS- A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. 

GALERIA DE IMAGENS