PCPR e PMPR participam de evento em alusão ao Agosto Lilás em Engenheiro Beltrão 15/08/2025 - 10:47

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) participaram, na noite desta quinta-feira (14), de um evento em alusão à campanha Agosto Lilás. A ação aconteceu no Salão da Terceira Idade, em Engenheiro Beltrão, e teve como objetivo conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher e incentivar a denúncia de casos de agressão.
A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e contou com a presença do delegado da PCPR Fabrício Ortolan e da assistente administrativa Nicolly Loren Chaves Prado.
Conforme o delegado, eles apresentaram informações sobre a atuação policial na proteção das vítimas e no enfrentamento à violência doméstica.
A PMPR esteve representada pelo cabo Cirilo e pelo soldado Frediani, que abordaram a importância da atuação integrada das forças de segurança na prevenção e combate a esse tipo de crime.
Também participaram a assistente social Vivian Gatto, representando a Rede de Proteção do município, e um representante do Banco Sicredi, que apresentou alternativas de geração de renda e empreendedorismo doméstico.
“O encontro reuniu cerca de 40 pessoas, incluindo representantes do CREAS e CRAS, o prefeito Júnior Garbim, integrantes da Secretaria da Mulher e outras autoridades locais. Durante o evento, foi reforçada a importância da denúncia de casos de violência como medida para salvar vidas”, explica o delegado.
AGOSTO LILÁS – A campanha Agosto Lilás foi criada no ano de 2020 em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. O texto legal criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, que foi considerada uma forma de violação dos direitos humanos. Já a cor lilás foi escolhida por estar associada à busca pela igualdade de gênero.
SHAMAR – A ação integra a Operação Shamar, que ocorre durante o mês de agosto e se estende até 4 de setembro em todo o país. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem como objetivo o combate à violência contra a mulher.