PCPR e PMPR prendem homem por caça de animais silvestres e porte de arma de fogo em Cianorte 27/05/2025 - 10:34

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu em flagrante um homem, de 47 anos, por realizar a caça de animais silvestres e portar armas de fogo para emprego na atividade ilegal. A captura aconteceu nesta segunda-feira (26), em Cianorte, no Noroeste do Estado.
A ação foi realizada após o recebimento de uma denúncia anônima pelo Disque-Denúncia 181, que apontava a prática de caça ilegal por um morador do Jardim Santa Mônica. Conforme o delegado da PCPR Carlos Gabriel Stecca, com base nas informações, as equipes policiais solicitaram ao Poder Judiciário de Cianorte a expedição de mandados de busca e apreensão.
Durante as buscas, foram apreendidas munições de diferentes calibres, uma arma de fogo calibre .22 equipada com mira a laser e silenciador, uma espingarda de pressão. Além das armas, foram recolhidos apetrechos para recarga de munição, um silenciador, uma luneta, um monóculo de visão noturna/térmica, uma maritaca e um rádio transmissor.
No local, os policiais também encontraram carcaças de dois animais silvestres abatidos, um pássaro mantido em gaiola, chifres de cervos e materiais utilizados na caça, como embornais e redes de espera.
“O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, posse ilegal de acessório de arma de fogo de uso restrito, caça de animal silvestre e manter em cativeiro espécime da fauna silvestre”, explica.
O delegado ainda ressalta que a PMPR também lavrou quatro autos de infração ambiental, totalizando R$ 19 mil em multas.
O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS - A ação reforça a importância da participação da população no combate aos crimes ambientais. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.