PCPR e Polícia Científica ministram palestra de prevenção às drogas em Pato Branco 16/05/2022 - 16:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Científica ministraram uma palestra de prevenção às drogas em Pato Branco, região Sudoeste do Estado, no sábado (7). Os investigadores da PCPR Clademir Mazzoquin e Juliano Riboli, e o médico Leandro Paes Leme Peyneau, chefe do Instituto Médico Legal, expuseram sobre o tema para cerca de 80 pessoas. 

Adolescentes e adultos acompanharam a exposição na sede da Loja Maçônica de Pato Branco. Peyeau apresentou os mafelícios do uso de drogas lícitas e ilícitas para o organismo das pessoas e os policiais civis abordaram as consequências criminais para quem utiliza entorpecente, inclusive sobre as penalidades previstas na legislação. 

Dois cães policiais, Raio e Becky, colaboraram na palestra da PCPR. Para ilustrar o trabalho realizados pelos animais, uma porção de droga foi escondida no ambiente sem que a equipe policial tivesse conhecimento do local. Em seguida, os cães farejaram o espaço e encontraram o entorpecente. 

“Nossa proposta é alertar, conscientizar e aproximar a sociedade da PCPR. Palestras como esta ocorrerão mais vezes durante o ano com o objetivo de levar conhecimento sobre as drogas à população”, diz Riboli. 

A viatura da PCPR ficou exposta no local. A equipe da PCPR levou em caixas transparentes e lacradas as drogas mais conhecidas: maconha, haxixe, cigarro de maconha eletrônico, K4, ecstasy, metanfetamina, crack, cocaína e MDMA.