PCPR encerra reuniões para apresentar melhores investigações criminais realizadas em 2021 27/05/2022 - 14:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) encerrou nesta quinta-feira (26) as apresentações das  Divisões que estão concorrendo à Medalha do Mérito e o Selo de Eficiência que serão concedidos aos servidores e às unidades policiais que tenham obtido notório destaque na área de investigação criminal de repressão qualificada. A premiação será realizada no dia 28 de setembro, dia do aniversário da PCPR.

Operações de repressão qualificada são oriundas de investigações mais apuradas, que envolvem técnicas especializadas, intenso trabalho de investigação e, normalmente, geram vários mandados de prisão. São ações que têm como foco principal a desestruturação e desarticulação de organizações criminosas. 

O delegado-geral, Silvio Rockembach, conta que o Comitê Gestor vai escolher dentre as diversas operações realizadas pela PCPR em 2021 aquela que mais se destacou para que os policiais sejam premiados com uma dessas medalhas de mérito. 

“As medalhas de mérito tem por objetivo a valorização do policial civil pelos serviços prestados. Esta é um forma de reconhecer e premiar iniciativas, ações, projetos e operações que se destacam dentro da instituição”, afirma Rockembach.

O delegado-geral adjunto, Riad Braga Farhat, reitera que a iniciativa é um grande incentivo. “É um grande reconhecimento principalmente aos nossos investigadores que tem uma tarefa árdua, difícil e muitas vezes complexa, perigosa”, completa. 

Cada Divisão teve que indicar uma única unidade para participar da premiação. A escolha da melhor investigação criminal do ano de 2021 será feita através de critérios e analisada pelo Comitê Gestor da PCPR. 

A delegada da PCPR, Luciana de Novaes, chefe da Divisão Policial Especializada, conta que todas as unidades realizaram um bom trabalho, no entanto teve que escolher apenas uma. “De qualquer forma quem receber essa medalha de mérito pela qualidade das investigações policiais estará representando os demais policiais da nossa grande divisão especializada”, afirma a delegada.

PREMIAÇÃO – Entre as medalhas de mérito que serão entregues estão Medalhas do Mérito Policial, do Mérito Investigação Criminal, do Mérito Gestão Administrativa, do Mérito Gestão de Polícia Judiciária, do Mérito Funcional, do Mérito Ensino Policial, do Mérito Ordem das Araucárias e os Selos de Eficiência no âmbito da PCPR.

PLANO ESTRATÉGICO -  A ação faz parte do plano estratégico da PCPR 2019-2023 instituído pela atual gestão, o qual tem o intuito de gerar o desenvolvimento institucional a médio e longo prazo.

O plano é um documento de alto nível que consolida a política de desenvolvimento institucional de médio e longo prazo, destinando-se a orientar o planejamento e o desenvolvimento das atividades administrativas e de polícia judiciária no âmbito da Polícia Civil do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS