PCPR faz semana de lives contra violência doméstica e familiar  21/07/2020 - 14:50

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizará a Semana PCPR de Combate e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar, entre os dias 3 e 7 agosto. A cada dia será transmitida uma live com especialistas que abordarão temas específicos, na conta oficial da instituição no Instagram (@pcproficial). A abertura acontecerá às 18h30, as demais serão realizadas sempre às 17h. Todos os usuários da rede social poderão participar e fazer perguntas ao vivo sobre o tema. 

O delegado da PCPR, Alexandre Macorin, irá fazer a abertura da semana de lives e anunciará todos os temas a serem tratados durante a programação. “A violência doméstica e familiar contra a mulher é um grave e recorrente problema da sociedade, por isso se faz necessário intensificar a conscientização de toda a sociedade”, afirma.

Macorin acredita que a melhor forma de conscientizar as pessoas é fazendo cada vez mais discussões sobre a temática, orientando a população sobre maneiras de se prevenir e denunciar esse tipo de crime. “Nesse momento de pandemia, as redes sociais são ferramentas essenciais para alcançar esse objetivo”, complementa.  

A Semana PCPR de Combate e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar ocorre em lembrança aos 14 anos de sanção da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). 

A delegada PCPR, Magda Marina Hofstaetter, que será a mediadora das livres, ressalta que além da repressão a esse tipo de violência, é necessário levar informação para as pessoas. “A diversidade dos temas que serão abordados pelos profissionais convidados são importantíssimos para o processo de mudança de cultura, busca de igualdade e encorajamento das vítimas para denunciarem e romperem relações abusivas”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO – Macorin iniciará a semana explanando projetos da PCPR no enfrentamento a violência doméstica, comentará estatísticas e conversará sobre as operações policiais especializadas no combate a esse tipo de crime. A abertura ocorrerá às 18h30, no dia 3 de agosto.

O público poderá interagir com o delegado, fazendo perguntas sobre o assunto abordado e tirando dúvidas sobre o tema.  

No segundo dia, 4 de agosto, a palavra ficará com a desembargadora Priscilla Placha Sá, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID. Ela tratará do tema: “Violência contra a mulher em tempos de COVID-19: permanências e rupturas”. 

No terceiro dia, 5 de agosto, a convidada será a professora Maria de Fátima Beraldi, da Rede Estadual e Municipal de Educação e gestora da Promoção da Igualdade Racial na cidade de Londrina. O tema será “Políticas de Igualdade: mulheres negras em tempos de pandemia”. 

No penúltimo dia, 6 de agosto, será a vez da defensora pública do Estado do Paraná e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Livia Salomão Brodbeck, que conversará sobre grupos reflexivos de homens agressores. 

No encerramento da semana, o convidado será o promotor de justiça Ronaldo Costa Braga, da 30ª Promotoria de Justiça em Londrina atrelado ao Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Crianças, Adolescentes e Idosos. Ele falará sobre feminicídio e todas as questões que envolvem a temática.

GALERIA DE IMAGENS