PCPR identifica autor de estelionato e recupera equipamento avaliado em R$ 7,5 mil 14/01/2026 - 12:42

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) recuperou um equipamento de construção avaliado em R$ 7,5 mil e identificou o autor de um crime de estelionato praticado contra uma empresa locadora, na noite desta terça-feira (13), durante ações do Verão Maior Paraná. O objeto foi localizado no município de Garuva, em Santa Catarina.

As investigações tiveram início após a empresa vítima relatar uma locação fraudulenta ocorrida no dia 9 de janeiro, no município de Guaratuba. Na ocasião, o autor utilizou documentos de terceiros para retirar o equipamento e, posteriormente, simulou um furto, chegando a apresentar um boletim de ocorrência falso com o objetivo de induzir a empresa a erro.

Durante o trabalho de apuração, a equipe policial realizou o cruzamento de dados financeiros e o rastreamento de comunicações, o que possibilitou a identificação do responsável pela fraude. O investigado foi conduzido à delegacia, onde confessou o crime e informou ter repassado o equipamento a terceiros para quitar dívidas relacionadas ao uso de entorpecentes.

“O autor foi rapidamente identificado a partir do trabalho de inteligência, o que permitiu não apenas a responsabilização criminal, mas também a recuperação do bem subtraído”, afirmou o delegado da PCPR Rodrigo Colombelli.

O maquinário foi localizado em estado de abandono em uma borracharia na cidade catarinense, sendo formalmente apreendido e restituído à empresa proprietária. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os crimes de estelionato e falsificação de documento.

GALERIA DE IMAGENS