PCPR identifica envolvidos, prende mandante de duplo homicídio e apreende drogas em Matinhos 15/01/2026 - 15:58
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), mais uma fase da operação que investiga um duplo homicídio ocorrido em Matinhos, no Litoral do Estado. A ação resultou na prisão preventiva do indivíduo apontado como mandante do crime. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos cerca oito quilos de entorpecentes e materiais usados para o tráfico de drogas.
O crime ocorreu em 19 de dezembro, quando dois homens foram mortos a facadas e, posteriormente, tiveram os corpos carbonizados. Desde então, a PCPR equipes para identificar os envolvidos e esclarecer a dinâmica do caso.
Segundo o delegado da PCPR Thiago Andrade, a resposta policial foi permitiu, em menos de um mês, a identificação da estrutura criminosa envolvida. “Trata-se de um crime que chamou a atenção pela violência empregada e pela tentativa deliberada de dificultar a atuação das forças de segurança, uma vez que ocorreu no início do Verão Maior Paraná. Desde então, direcionamos todos os esforços para a elucidação do caso”, afirmou.
Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, os policiais localizaram 5,7 quilos de cocaína, 2,5 quilos de maconha e 303 gramas de crack. Também foram apreendidas aproximadamente duas mil unidades de eppendorf utilizadas para embalar cocaína, uma máquina de cartão, duas balanças de precisão e uma caixa de entrega, io que indica estrutura voltada à comercialização das drogas.
O material apreendido representa um prejuízo estimado em cerca de R$ 500 mil ao crime. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Ao longo das apurações, a PCPR já havia prendido preventivamente outros dois envolvidos. Com a prisão realizada nesta quinta-feira, todos os suspeitos identificados tiveram suas participações individualizadas, incluindo o mandante, os executores, o responsável por incendiar os corpos e o motorista que realizou o transporte das vítimas. Um dos investigados confessou parcialmente sua participação, enquanto os demais optaram por permanecer em silêncio.
A operação contou com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da PCPR, sendo que a localização dos entorpecentes teve papel fundamental da atuação dos cães de faro.
CRIME - O duplo homicídio foi praticado na região do bairro Mangue Seco, em Matinhos. As investigações apontam que as vítimas foram esfaqueadas sobre um sofá, que posteriormente foi incendiado pelos autores com o objetivo de eliminar vestígios. Em seguida, os corpos foram transportados em um veículo até o bairro Sertãozinho, onde foram novamente incendiados.
LUMINOL - Durante o trabalho investigativo, a PCPR contou com o apoio da Polícia Científica do Paraná (PCIPR) para a produção de provas técnicas. Um dos principais elementos foi a realização de exame pericial com o uso de luminol no veículo utilizado para o transporte das vítimas. O procedimento, considerado de alta complexidade, confirmou a presença de vestígios de sangue, corroborando a dinâmica do crime apurada pela investigação e fortalecendo o conjunto probatório reunido.
De acordo com o delegado, a investigação também foi fortalecida por denúncias anônimas encaminhadas pela população, o que reforça a importância da colaboração da sociedade. “Chegamos ao final dessa investigação convictos da participação de cada envolvido. Nosso objetivo agora é concluir o inquérito e encaminhá-lo ao Ministério Público, para que os responsáveis sejam denunciados e submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri”, destacou.
A ação integra os trabalhos da PCPR no âmbito do Verão Maior Paraná, período em que acontece a intensificação das atividades no Litoral do Estado, com foco na repressão qualificada aos crimes e na resposta rápida aos fatos de maior gravidade.






















