PCPR identifica homem responsável por alertar alvo de operação policial em Joaquim Távora 26/05/2025 - 14:29

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), identificou e interceptou uma tentativa de interferência em uma operação voltada ao combate ao tráfico de drogas. A ação aconteceu nesta quinta-feira (22), em Joaquim Távora, no Norte do Estado.
A ação resultou na condução de dois envolvidos à delegacia: o alvo da investigação e o indivíduo que atuava como informante, responsável por alertá-lo sobre a presença policial nas imediações.
A partir da interceptação da comunicação ilícita, a equipe conseguiu antecipar a abordagem, evitar a fuga do investigado - que foi preso em flagrante - e garantir a apreensão de elementos relevantes à investigação, como uma arma de fogo e um celular.
O informante também foi localizado e conduzido à delegacia, onde foi lavrado um termo circunstanciado pela prática de favorecimento real. O procedimento foi encaminhado à justiça.
De acordo com o delegado da PCPR, Jean Paulo Brunhari, o favorecimento real, previsto no artigo 349 do Código Penal, consiste em auxiliar alguém a subtrair coisa a que se deva apreender em razão de processo judicial, policial ou administrativo, e prevê pena de detenção de um a seis meses, ou multa.
“Além disso, a depender da análise das circunstâncias, a conduta de colaborar, ainda que sem vínculo formal, com grupo ou associação voltada ao tráfico de drogas, cuja pena é de reclusão de 2 a 6 anos”, afirmou.
O preso foi encaminhado ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS - A ação reforça a importância da participação da população no combate ao tráfico de drogas na região. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.